Faculdade de Engenharia Elétrica seleciona os TCCs de destaques de 2007; trabalho vencedor auxilia pessoas a se localizarem dentro de áreas fechadas

A Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas realizou, no último dia 22, uma cerimônia de premiação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que se destacou no ano de 2007. O evento ocorreu no Auditório Dom Gilberto, no Campus I. “O evento é importante para o aluno que acabou de se formar, pois há um reconhecimento de seu trabalho por parte da Universidade e de uma banca externa. É ainda relevante para aquele aluno que ainda está na faculdade, pois tem a oportunidade de conhecer o que é um bom TCC”, disse Norma Regianni, diretora da Faculdade de Engenharia Elétrica. Conheça abaixo os trabalhos finalistas e o vencedor.

Localização de pessoas
O vencedor do Prêmio Projeto TCC 2007 da Faculdade de Engenharia Elétrica propôs uma inovação no campo da localização de pessoas. Ao contrário dos GPS (Sistema de Posicionamento Global) que funcionam apenas em ambientes externos, o modelo desenvolvido pelo estudante Ariel Villa auxilia seu portador a se localizar dentro de áreas fechadas. “Há GPS em carros para orientar motoristas, mas não temos isso dentro de um shopping, por exemplo”, explicou. Segundo Villa, além de orientar, o sistema de localização em ambientes fechados vai favorecer o recebimento de informações úteis a seus usuários. “As pessoas poderão receber explicações sobre obras de arte em seus celulares ou computadores de mão quando estiverem em um museu”, exemplificou. A idéia do projeto surgiu a partir do trabalho de Iniciação Científica de Villa, feito em 2003. O modelo ainda não foi adotado comercialmente. Villa afirmou que para isso ocorrer deve-se fazer um estudo mais aprofundado, mas disse estar feliz por seu trabalho ter sido reconhecido. “É muito gratificante, pois me empenhei no desenvolvimento desse projeto”, concluiu.

Estudo de fibras ópticas
Estudar os efeitos dos sinais que se propagam na fibra óptica. Esse é o tema do TCC de Fábio Gorgulho Branquinho. A fibra óptica é um filamento que pode ser feito de vidro ou plástico, usado como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas, como a luz. Devido a alguns fenômenos físicos, essa transmissão pode ser prejudicada. Segundo Branquinho, o objetivo de seu trabalho é sugerir algumas regras para dimensionar corretamente um canal de transferência da fibra óptica e reduzir os ruídos. “Para chegar aos resultados desejados utilizei um programa de computador que me permitiu fazer simulações do que acontece na realidade”, explicou. Sobre a premiação, Branquinho afirmou que os alunos se sentem estimulados a fazer um TCC mais consistente e não apenas para serem aprovados.

Equilíbrio de impedância
O TCC de Leandro Asao Kobayashi se baseou na teoria de impedância entre dois equipamentos elétricos. Impedância é uma resistência. Dois sistemas que funcionam em conjunto não podem gerar nenhuma perda, caso contrário haverá ruídos. “No caso do funcionamento de um microfone, por exemplo, se o equipamento não estiver equilibrado ao sistema, isso vai provocar uma microfonia (distorção do som) e é esse equilíbrio que procurei evidenciar no projeto”, explicou Kobayashi. O ex- aluno construiu três alternadores e um amplificador para comprovar a teoria de equilíbrio nesses equipamentos. “Apesar de simples, o trabalho exigiu muita dedicação, por isso é tão gratificante ser indicado ao prêmio”, contou.

29 de abril de 2008