No sábado, 13 de setembro, das 14h às 19h, acontece na PUC-Campinas – Campus I – Rodovia Dom Pedro I, km 136, Campinas – a 19ª edição da Maratona Internacional de Programação.

Neste ano, serão 31 equipes participantes. A PUC-Campinas participa com 5 equipes. Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Esses alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso, como livros e listagens.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação, fundada em 1996. Esse evento nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM – International Collegiate Programming Contest – e é parte da regional sul-americana do concurso.

O evento se destina a alunos de cursos de graduação e do início da pós-graduação na área de Computação e correlatas.

“A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão”, explica o Coordenador do evento e docente da Faculdade de Engenharia de Computação da PUC-Campinas, Prof. Me. Leandro Alonso Xastre.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Esses times competem na Maratona e os melhores serão selecionados para participar das finais mundiais do evento, que acontecem na Rússia, em 2015.

Em 2013, quase 30 mil estudantes, de cerca de 2300 escolas, de mais de 90 países competiram em regionais em todo o planeta.

9 de setembro de 2014