Em ação de cidadania, Faculdade de Direito da PUC-Campinas dá orientações à população

“Assiste Campinas” foi realizado no CIC Vida Nova pela prefeitura da cidade e contou com a participação de 34 entidades

Uma equipe formada por alunos, advogados e professores da Faculdade de Direito da PUC-Campinas esteve no último sábado (25) no CIC Vida Nova, em Campinas, para levar orientações jurídicas para a população. A ação faz parte do “Assiste Campinas”, mutirão de ações de cidadania criado pela prefeitura da cidade com 34 entidades para levar serviços diversos aos bairros.

Ao todo, mais de 300 famílias passaram pelo local e puderam receber orientações por meio de materiais educativos, além de conversar com os estagiários e advogados da PUC-Campinas presentes no local para tirar dúvidas. Também receberam informações sobre outros serviços de outras entidades.

Para a aluna do 4º ano de Direito, Luiza Kelen Martins, foi um evento que trouxe aprendizado. “Foi gratificante e muito enriquecedor fazer parte deste evento tão importante promovido pela Prefeitura de Campinas, que foi voltado ao público feminino. Além das práticas jurídicas que a Assistência Judiciária Dr. Carlos Foot Guimarães nos proporciona no estágio, com o evento tivemos a oportunidade de ouvir histórias, conversar e orientar os presentes através de uma conversa informal”, explica.

Segundo a Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, advogada-orientadora do Núcleo de Ensino Clínico em Direitos Humanos da PUC-Campinas, a ação traz um momento importante para o aluno e também para o público. “A ação solidária na região do Vida Nova, em Campinas, foi igualmente importante para os alunos e para a comunidade. O olhar de proteção social e garantia da justiça é um índice de dignidade humana e direito de todos. Desta forma, a ação social realizada evidencia aos alunos do Direito que a formação jurídica impõe o dever de responsabilidade social”, comenta.

A advogada-orientadora da Assistência Judiciária, Profa. Dra. Maria Carolina M. D. M. Fonseca explica que esse tipo de agenda é importante para que os alunos consigam levar o conhecimento para fora da Universidade. “Os estagiários tiveram a oportunidade de sair do ambiente da Universidade para atender a população em seu bairro, ampliando a noção de realidade em que nossos assistidos estão inseridos, além de aplicarem os conhecimentos adquiridos no curso de direito. Já a comunidade tem a oportunidade de conhecer os serviços prestados pela Assistência Judiciária e tirar suas dúvidas de caráter jurídico, permitindo o acesso à justiça”, reforça.

A Profa. Me. Elisângela Rodrigues de Ávila, responsável pela coordenação dos serviços prestados pela Assistência Judiciária classificou a ação como um sucesso. “Nossas equipes puderam experimentar na prática os conhecimentos obtidos no curso. Ainda, a experiência social é extremamente importante também. Os alunos conseguiram ter uma ideia dos problemas que nossos assistidos vivenciam. Por fim, puderam compartilhar conhecimentos também com a comunidade, com outros setores da prefeitura e outras instituições”, completa.

Carlos Giacomeli
27 de março de 2023