Editora da PUC-Campinas lança livro sobre curricularização da Extensão

E-book reúne práticas extensionistas exitosas de diferentes instituições de ensino

A Editora Splendet, da PUC-Campinas, lançou o e-book “A Curricularização da Extensão: práticas exitosas”, organizado pela Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da PUC-Campinas, e Antonio Wardison C. Silva, Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral da Unisal. O lançamento foi durante o encontro da Câmara Sudeste do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (Forext) das Instituições Comunitárias de Educação Superior, realizado dia 3 de outubro.

O evento, transmitido pela PUC-Campinas através da plataforma Teams, teve inscrição de 71 representantes de instituições de ensino superior comunitárias da região Sudeste, entre elas a Univale, Universidade Metodista, Universidade São Francisco, Unipar, PUC Minas, Casper Líbero, Mackenzie, Claretiano, Unimep, Unisal e Unisagrado.

O livro está disponível na internet com acesso gratuito clicando aqui.

A obra apresenta experiências de Instituições de Ensino Superior (IES) exitosas não apenas na implantação ou prática, mas também de concepção, compreensão, formação e envolvimento de instituições e sociedade, resultado do novo processo de desenvolvimento da Extensão Universitária no Brasil após a implantação da Curricularização da Extensão nas instituições.

Dividido em seis capítulos, ele reúne vários autores que abordam detalhes de práticas extensionistas realizadas no Unisagrado, Unisal, nas Instituições Metodistas de Educação Superior (IMES) e na PUC-Campinas.

Lançamento de livro foi feito em encontro do ForExt realizado por videoconferência

“Queremos compartilhar, nessa obra, essas experiências como uma contribuição para o compartilhamento de nossas práticas extensionistas. São projetos exitosos que podem iluminar os projetos que serão desenvolvidos em outras instituições. E foi feita de forma conjunta, em grupo, o que é o espírito da extensão. Quero agradecer a PUC-Campinas que, de forma muito generosa, financiou esse e-book, que peço que seja compartilhado com professores e alunos de todas as instituições”, disse o Prof. Antonio.

“Nesse livro podemos comprovar como as práticas de extensão trazem ganhos ao conquistar mais espaço na Universidade e ver como a curricularização aproximou a extensão da graduação e também da pesquisa”, disse a Profa. Dra. Alessandra.

O lançamento foi precedido da apresentação da conferência “A Extensão no e para o território”, com a Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Plácido, Gerente de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da PUC-Campinas.

Ela mostrou o trabalho realizado na PUC-Campinas analisando regiões do município, principalmente as de grande vulnerabilidade, a partir de dados do CadÚnico, comparando densidade demográfica, renda, moradia e saneamento básico, entre outros, com a presença de equipamentos públicos nas áreas de saúde, educação e segurança.

Ela também apresentou diferentes conceitos de território, espaço e região citando estudos de teóricos como Milton Santos, Paulo Freire, Ana Clara Torres, Yi-Fu Tuan e outros, mostrando como podem ser aplicados e auxiliar no desenvolvimento de práticas extensionistas, conectando redes das comunidades com as redes acadêmicas.

Marcelo Andriotti
4 de outubro de 2023