Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Editora da PUC-Campinas lança livro sobre coleção de peças pré-colombianas

793 peças do acervo do Prof. Rogério César de Cerqueira Leite foram catalogadas e analisadas

A Splendet, Editora da PUC-Campinas, lançará no dia 30 de novembro o livro “Arte e Arqueologia da América Indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite”, organizado por Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes. Editado em parceria com a Editora Unicamp, o livro tem 480 páginas em versão bilíngue, em português e inglês. O lançamento será no auditório principal do Campus I, às 18h, com venda no local. Posteriormente a obra será vendida pelo site da editora, com data ainda a ser definida.

O livro apresenta um acervo de artefatos arqueológicos confeccionados por sociedades indígenas que viviam no continente americano antes da conquista europeia. A obra analisa parte do acervo do Prof. Dr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e professor emérito da Unicamp.

“Eu não conheço um acervo igual e com essa diversidade da cultura pré-colombiana, com peças que o professor Rogério adquiriu por décadas, vindas desde a América do Norte até a América do Sul. Além de serem muito representativas, elas trazem uma riqueza visual impressionante. E a edição é de uma qualidade gráfica que merece ser destacada”, diz a Profa. Dra. Denise Maria Cavalcante Gomes, uma das organizadoras do livro.

Ela e o Prof. Dr. Alexandre Guida Navarro, com apoio de uma equipe de pesquisadores com expertise no campo acadêmico, avaliaram centenas de peças e produziram textos explicativos e análises de cada uma delas.

A obra tem início com a leitura de dois ensaios temáticos que discutem a iconografia dos artefatos por meio de uma abordagem que transita entre a História da Arte, a Antropologia e a Arqueologia.

Em seguida, são apresentados textos introdutórios sobre diferentes regiões das Américas que incluem a América do Norte, a Mesoamérica, os Andes, a Amazônia e o Brasil Central, e suas respectivas culturas. Estes são seguidos de fotos e descrições dos aspectos formais e iconográficos de cada um dos 793 objetos.  Em sua maior parte, a coleção é composta por vasos e estatuetas cerâmicas, ao lado de artefatos líticos (feitos em pedra), que se destacam pela grande elaboração estética e sua representatividade cultural.

“Essa é uma versão mais complexa de uma obra antiga editada anteriormente que catalogou os objetos. Agora, o Prof. Rogério pediu uma análise mais aprofundada e com inclusão das novas peças adquiridas por ele. Existem exemplares de várias culturas ameríndias, como a dos maias, incas, astecas, marajoaras etc. No Brasil, ainda falta material para estudos sobre a cultura pré-colombiana e acredito que essa obra contribuirá muito para quem pesquisa essa área”, disse o Prof. Alexandre.

O Prof. Dr. Rogério César de Cerqueira Leite lembrou um trecho da obra Macunaíma, de Mário de Andrade, para falar de sua coleção. “Desde que o dia amanheceu, Macunaíma procurou Muiraquitã e morreu na desgraça, sem encontrá-lo. Obviamente, o Muiraquitã é simbólico para Mário de Andrade, mas central na mitologia brasileira pré-colombiana. A interpretação para Mário de Andrade é que todos nós procuramos o nosso muiraquitã, sem perceber que ele está dentro de nós mesmos. Na realidade, o Muiraquitã é extremamente raro. A nossa coleção possui dois muiraquitãs que serão expostos no lançamento do catálogo das pré-colombianas”, disse.

Sobre os organizadores

Alexandre Guida Navarro –  arqueólogo interessado nas culturas de floresta tropical como os Maias e os povos das estearias do Maranhão. Foi professor visitante na University of Illinois at Chicago em 2017 com bolsa da Fulbright Institution. Pesquisou na Smithsonian Institution (Washington D.C.), no University of Pennsylvania Museum of Archaeology (Filadélfia) e no American Museum of Natural History (Nova York). É professor do Departamento de História (DEHIS), do Programa de Pós-Graduação em História Conexões Atlânticas (ppghis) e Coordenador do Laboratório de Arqueologia (LARQ) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Compõe também o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS) do Museu Paraense Emilio Goeldi. É bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Denise Maria Cavalcante Gomes – professora associada do Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especialista em arqueologia amazônica, tendo realizado pesquisas de campo na região de Santarém, Pará, durante 20 anos. É bolsista de Produtividade 2 do CNPq com o projeto “Teoria e Método em Iconografia do Mundo Ameríndio”. Proponente de um modelo interpretativo sobre a existência de uma estética americana, baseado na teoria do perspectivismo ameríndio, tem orientado teses e dissertações sobre iconografia amazônica, andina e arte rupestre, que contribuem para uma visão comparativa sobre o tema.

 

Arte e arqueologia da América indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite

Org.: Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes

Coedição: Splendet/PUC-Campinas /Editora Unicamp

Ficha técnica: 1a edição, 2022; 480 páginas; formato: 23 x 28 cm.

ISBN: 978-85-268-1560-5

Áreas de interesse: Arqueologia, História

Preço: R$ 280,00



Marcelo Andriotti
28 de novembro de 2022