Edital interno para participação no programa de “Bolsas Santander Metodologias Ativas”

Bolsas serão oferecidas para professores em atividade na PUC-Campinas no 2º semestre de 2021

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está divulgando as normas e procedimentos para seleção dos docentes para o Programa de “Bolsas Santander Metodologias Ativas”.

Clique para ver o edital completo

Serão concedidas dez bolsas, sendo que cada uma contempla o acesso a cinco cursos on-line focados em metodologias ativas de ensino com certificação na conclusão dos cursos assinados pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Semesp e Sthem.

Cada candidato contemplado terá direito ao recebimento de apenas uma bolsa e cada uma contemplará a realização de cinco cursos de Ensino a Distância, sendo eles:

PBL – Problem Based-Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas é uma estratégia inovadora, que valoriza a capacidade de aprender e aplicar conhecimento na solução de problemas reais ou simulados a partir de um contexto significativo do estudante. O curso de PBL ensinará ao professor como identificar os resultados desejados, criar um cenário, introduzir o problema, pesquisar, construir as soluções e avaliar.

Peer Instruction ou Instrução pelos Colegas, ensinará ao professor a metodologia de interação pelos colegas, que consiste em os alunos aprenderem junto com seus colegas, um ensinando o outro. No curso o professor, aprendera a desafiar, estimular o pensamento crítico do aluno e aperfeiçoar o ensino na sala de aula.

Flipped Classroom ou a Sala de Aula Invertida fornece condições e espaços para superar os desafios de aulas extensas, pouco atrativa para o aluno e com a mesma dinâmica a muito tempo. O curso ensinará como fazer o que é tradicionalmente, era feito em sala, passa a ser feito em casa e quais os benefícios dessa metodologia, além de ajudar a identificar quais as dificuldades dos alunos.

Team Based Learning ou aprendizagem baseada em times, ensinará aos professores como proporcionar o aprendizado colaborativo, instigar os alunos e a ajuda-los na tomada de decisão em situações em que há problemas a serem resolvidos.

Competências Digitais: Dos Primeiros Passos até a Interatividade e a Avaliação: O curso está dividido em três trilhas de aprendizado focadas em ensinar os professores a ajudar os alunos por meio digital e tecnológicos aprender e desenvolver suas habilidades.

Na conclusão de cada curso, o docente receberá de forma online a certificação de conclusão assinados pela SEMESP e pelo Sthem.

Requisitos

Para participar desta seleção o candidato deverá atender aos seguintes requisitos, cumulativamente: Realizar sua inscrição, até o dia 30/11/2021, na plataforma https://www.becas-santander.com/pt . Ser docente em efetivo exercício de suas atividades junto à PUC-Campinas no 2º semestre de 2021.

Possuir conta corrente ativa no Santander, sendo considerada conta ativa aquela em que o cliente realizou ou autorizou transações como saque, depósito, pagamento de contas, TED nos últimos 89 dias e/ou tenha investimentos (poupança, CDB e Fundos de Investimentos) ou empréstimos (Crédito Pessoal/CDC) vinculados na conta.

Tendo em vista favorecer a formação pedagógica dos professores e considerando a oferta regular de formações pela PUC-Campinas, para seleção e classificação dos candidatos, será considerada a distribuição dos inscritos por áreas de conhecimento e o menor tempo de trabalho na PUC-Campinas. Em caso de empate, terá precedência o docente com data de nascimento mais recente.

Período das Inscrições: até 30/11/2021;

Período das Indicações: de 01 a 15/12/2021;

Divulgação dos selecionados pela PUC-Campinas: 15/12/2021;

Período para realização do curso on-line: 06/01/2022 a 20/02/2022, por meio do link enviado pelo Santander para os candidatos contemplados no e-mail cadastrado na inscrição do Programa.

Marcelo Andriotti
4 de novembro de 2021