Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Edital interno para participação no programa de “Bolsas Santander Metodologias Ativas” 

Bolsas serão oferecidas para professores em atividade na PUC-Campinas no 2º semestre de 2021 

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está divulgando as normas e procedimentos para seleção dos docentes para o Programa de “Bolsas Santander Metodologias Ativas”.

Clique para ver o edital completo

Serão concedidas dez bolsas, sendo que cada uma contempla o acesso a cinco cursos on-line focados em metodologias ativas de ensino com certificação na conclusão dos cursos assinados pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Semesp e Sthem.

Cada candidato contemplado terá direito ao recebimento de apenas uma bolsa e cada uma contemplará a realização de cinco cursos de Ensino a Distância, sendo eles:

PBL – Problem Based-Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas é uma estratégia inovadora, que valoriza a capacidade de aprender e aplicar conhecimento na solução de problemas reais ou simulados a partir de um contexto significativo do estudante. O curso de PBL ensinará ao professor como identificar os resultados desejados, criar um cenário, introduzir o problema, pesquisar, construir as soluções e avaliar.

Peer Instruction ou Instrução pelos Colegas, ensinará ao professor a metodologia de interação pelos colegas, que consiste em os alunos aprenderem junto com seus colegas, um ensinando o outro. No curso o professor, aprendera a desafiar, estimular o pensamento crítico do aluno e aperfeiçoar o ensino na sala de aula.

Flipped Classroom ou a Sala de Aula Invertida fornece condições e espaços para superar os desafios de aulas extensas, pouco atrativa para o aluno e com a mesma dinâmica a muito tempo. O curso ensinará como fazer o que é tradicionalmente, era feito em sala, passa a ser feito em casa e quais os benefícios dessa metodologia, além de ajudar a identificar quais as dificuldades dos alunos.

Team Based Learning ou aprendizagem baseada em times, ensinará aos professores como proporcionar o aprendizado colaborativo, instigar os alunos e a ajuda-los na tomada de decisão em situações em que há problemas a serem resolvidos.

Competências Digitais: Dos Primeiros Passos até a Interatividade e a Avaliação: O curso está dividido em três trilhas de aprendizado focadas em ensinar os professores a ajudar os alunos por meio digital e tecnológicos aprender e desenvolver suas habilidades.

Na conclusão de cada curso, o docente receberá de forma online a certificação de conclusão assinados pela SEMESP e pelo Sthem.

Requisitos 

Para participar desta seleção o candidato deverá atender aos seguintes requisitos, cumulativamente: Realizar sua inscrição, até o dia 30/11/2021, na plataforma https://www.becas-santander.com/pt . Ser docente em efetivo exercício de suas atividades junto à PUC-Campinas no 2º semestre de 2021.

Possuir conta corrente ativa no Santander, sendo considerada conta ativa aquela em que o cliente realizou ou autorizou transações como saque, depósito, pagamento de contas, TED nos últimos 89 dias e/ou tenha investimentos (poupança, CDB e Fundos de Investimentos) ou empréstimos (Crédito Pessoal/CDC) vinculados na conta.

Tendo em vista favorecer a formação pedagógica dos professores e considerando a oferta regular de formações pela PUC-Campinas, para seleção e classificação dos candidatos, será considerada a distribuição dos inscritos por áreas de conhecimento e o menor tempo de trabalho na PUC-Campinas. Em caso de empate, terá precedência o docente com data de nascimento mais recente.

Cronograma 

Período das Inscrições: até 30/11/2021;

Período das Indicações: de 01 a 15/12/2021;

Divulgação dos selecionados pela PUC-Campinas: 15/12/2021;

Período para realização do curso on-line: 06/01/2022 a 20/02/2022, por meio do link enviado pelo Santander para os candidatos contemplados no e-mail cadastrado na inscrição do Programa.



Marcelo Andriotti
4 de novembro de 2021