Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Ecossistema de tecnologia Brasil-Reino Unido é tema de evento no Mescla

Especialistas apresentaram casos de sucesso e debateram oportunidades no centro tech europeu

O Mescla, da PUC-Campinas, realizou na manhã desta quinta-feira (23), o UK-Brasil Partners in Tech – evento que explorou o ecossistema de tecnologia Brasil-Reino Unido. A programação trouxe uma palestra do especialista no setor de tecnologia, o inglês Chris Moore, além da participação de empresários de sucesso que apresentaram seus cases de crescimento no Reino Unido.

A agenda contou com a presença da gerente de Inovação do Programa Mescla, Diane Teo de Moraes, do especialista em tecnologia do Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido, Chris Moore; do Diretor de Comércio do Governo Britânico, Martin Mccombe; da Head de tecnologia para as Américas, Arabella Hamilton; do Diretor-Executivo de Comércio e Investimentos do Brasil no Consulado Britânico, Martin Whalley; do Cônsul Honorário, Pierre Couldry; dos membros do Time de Investimentos do Governo Britânico, Cristiano Andrade e Júlia Koch, entre outras autoridades. Participaram da agenda também empresários, investidores, empreendedores, gestores e fundadores de empresas tech brasileiras.

A região de Campinas é conhecida também fora do Brasil pela presença forte em tecnologia. Característica que também evidencia a cidade como atrativo e abre portas para um elo com o Reino Unido, segundo o especialista em tecnologia Chris Moore, palestrante do evento. “Eu estou estabelecido perto de Cambridge, que também tem essa característica. Existe uma grande sinergia entre Campinas e essa região”, lembrou o especialista. Para ele, as empresas do país mostram muita força para expandir no exterior. “Já estive no Brasil em outras seis oportunidades. E observamos o quanto as empresas têm crescido e se internacionalizado. Então, estamos felizes em vir aqui falar dessas oportunidades e de como as empresas brasileiras podem se estabelecer no Reino Unido”, completou.

Quem abriu a programação foi a gerente do Mescla, Diane Teo de Moraes, que deu as boas-vindas aos convidados. Na sequência, Eduardo Gurgel do Amaral, Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, ressaltou a importância do encontro. “Essa ação possui uma importância muito grande. Ela vai além da economia. Quando você gera novas tecnologias, o ganho acaba transbordando. Então, esse tipo de ação positiva é o que mais precisamos, seja na parte de inovação, da tecnologia, social e de sustentabilidade”, exemplificou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas, Adriana Flosi, que também representou o prefeito Dário Saadi, falou sobre a expectativa de que a parceria gere frutos. “Nós esperamos que possamos, de fato, fazer negócios. Nós vemos um ecossistema bastante valoroso para fazermos muitas trocas”.

Cristiano Andrade, do Time de Investimentos do Governo Britânico, deu ênfase à rede de contatos para ampliar a internacionalização de empresas. “O grande exemplo para nós é que nada é feito sozinho. Precisamos de rede e pessoas para fazer tudo funcionar. O grande objetivo é a conexão. Queremos nos aproximar de vocês, no sentido maior do ecossistema. Existe muito sendo feito entre Brasil e Reino Unido. Não só em tecnologia, mas em muitas parcerias. É importante o incentivo para que isso continue”, disse Cristiano.

Em seguida, Chris Moore apresentou dados sobre a força dos negócios tech na Europa, em especial na Inglaterra, com números em diversas áreas, como  Inteligência Artificial, que deve colocar cerca de 654 bilhões de libras na economia até 2035. Além disso, mostrou dados que comprovam a ascensão e o ecossistema favorável para receber novas empresas, como as do Brasil.

O especialista também ressaltou a importância de Campinas como polo de tecnologia. “Campinas é um dos mais fortes centros de tecnologia do Brasil. É muito interessante estar aqui para falar com companhias, organizações, e ajudar a fomentá-los em busca de oportunidades no Reino Unido”, comentou.

Depois da apresentação, dois cases de sucesso foram trazidos para os participantes. Solange Sobral, Partner da empresa Ci&T – do ramo de tecnologia – e responsável pelo trabalho da empresa na Europa, trouxe a evolução da companhia brasileira com a internacionalização.  A empresa começou em 1995 e hoje já possui mais de 150 funcionários no Reino Unido e está presente em diversos países da Europa.

O empresário Pablo Klein, proprietário da empresa Primefy, especialista em soluções de pagamento, também participou ao vivo de Portugal e trouxe sua trajetória e o desenvolvimento da companhia após a entrada no Reino Unido. Hoje, os trabalhos já são realizados em 125 países.

Após as palestras, os participantes também puderam conversar com os especialistas e receber dicas sobre como proceder no processo de internacionalização da empresa.



Carlos Giacomeli
23 de março de 2023