Dom João Inácio Müller, Grão-Chanceler da PUC-Campinas, é homenageado na Universidade

Cerimônia de recepção ao Arcebispo Metropolitano de Campinas aconteceu no Auditório Dom Gilberto, no Campus I

O Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, foi homenageado nesta terça-feira, 20 de março, durante cerimônia realizada no Auditório Dom Gilberto, no Campus I. Foi a primeira recepção oficial do religioso na PUC-Campinas, Instituição da qual se tornou Grão-Chanceler, isto é, o membro mais importante da estrutura organizacional da Universidade.

Estiveram presentes na celebração o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Ex-Reitores, Pró-Reitores, docentes, funcionários e alunos, além de lideranças políticas e religiosas. Todos acompanharam de perto a chegada de Dom João Inácio à Universidade, onde poderá realizar indicações para cargos administrativos de confiança. A posição de Grão-Chanceler, que lhe permite tais atribuições, estava vaga desde a transferência de Dom Airton José do Santos a Mariana (MG), em junho de 2018.

O Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, em seu discurso ao homenageado, enalteceu a contribuição da Universidade na construção da história de Campinas, sobretudo em questões ligadas à missão da Igreja, como a construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Nosso ponto de partida está integrado aos valores ético-cristãos e, com muita honra, podemos agora contar com Dom João Inácio para enfrentar os desafios desta missão e encontrar novos e bons caminhos para o futuro da nossa Instituição”, complementou o Reitor.

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, revelou ter tido nesta terça-feira, antes da cerimônia, o primeiro encontro com o religioso, que se mostrou empenhado em colaborar para a melhoria da cidade. “Ele olhou no fundo dos meus olhos e disse que já tinha Campinas no coração. Tenho certeza de que será muito útil, pois quando boas pessoas se unem, apenas coisas boas são feitas em prol do povo. Que aquele olhar da nossa conversa possa ser dado para cada cidadão”, disse.

Após o acolhimento da comunidade acadêmica, recebendo das mãos do Reitor um presente de boas-vindas, o Arcebispo Metropolitano de Campinas dividiu com o público a responsabilidade pelos trabalhos futuros. Para ele, é papel de cada um saber ouvir os corações. “Quero participar dos sonhos e projetos da PUC-Campinas, podendo contribuir com o que sou. Sou responsável pela Universidade com vocês e devemos criar coragem à altura das dificuldades. Ajudando-nos, provocando-nos, podemos ser o melhor de nós”, destacou.

Veja como foi a cerimônia de recepção:

Dom João Inácio Müller

Nascido em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul, Dom João Inácio Müller fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1988.

Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum, em Jerusalém. Obteve licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma.

Durante o presbiterado, desempenhou os cargos de Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari (1988–1990); Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, e Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio (1990–1992); Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional e Guia dos Candidatos ao Postulando em Lomba do Pinheiro (1992-1994); Guardião do Convento São Boaventura (1997-1998); e Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho (1997-2004).

Também foi Mestre de Noviços (1997-2004); Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial (1999-2007); Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara, no bairro Lomba de Pinheiro, em Porto Alegre (2005-2007); Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis e Presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil (2007-2013).

Em setembro de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Lorena (SP), recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos de Dom Cláudio Hummes, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em sua terra natal, Santa Clara do Sul, escolhendo “Amor Dei Gloria” como lema de seu episcopado.

Na sucessão episcopal da Igreja Particular de Campinas, Dom João Inácio Müller torna-se o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Vinícius Purgato
8 de agosto de 2019