Programação de 14 a 20 de agosto

A TV PUC-Campinas apresenta dois documentários produzidos por alunos da Faculdade de Jornalismo, em 2005. O primeiro destaca o papel das charges para a reflexão histórico-política do país e o outro convida à reflexão sobre a relevância do Referendo do Desarmamento, votado em 23 de outubro de 2005. Na área da saúde está em discussão a afasia, que tem origem nos casos de lesão neurológica e apresenta, principalmente, comprometimento da linguagem. O programa Ponto de Encontro mostra o trabalho, gratuito, do Juizado Especial Cível/Anexo PUC-Campinas, que orienta e encaminha os casos jurídicos de menor complexidade da população. E, ainda, uma reportagem que mostra o projeto arquitetônico, com a participação da Universidade, que pretende transformar a área da Pedreira do Chapadão em um grandioso espaço para shows.

Fala Foca – Documentários
Sinopse – O Fala Foca desta semana apresenta o documentário “Política, É Assim Que Se Faz Piada”, um dos projetos experimentais produzidos por alunos de Jornalismo da PUC-Campinas em 2005. O vídeo retrata o papel secular das charges para a reflexão histórico-política. Em meio às denúncias de corrupção no governo federal, humoristas e chargistas contam como se valeram de astúcia para criar suas ilustrações. Já o documentário “Pelo Sim, Pelo Não” incita à reflexão acerca da relevância do Referendo do Desarmamento, votado em 23 de outubro de 2005. Vítimas da criminalidade (como o músico Marcelo Yuka), deputados, representantes de ONGs e clubes de tiro, além do jurista Dalmo Dallari e do legista Badan Palhares, pontuam opiniões sobre o tema.
Sexta-feira (18/08) – às 16h e 20h
Sábado (19/08) – às 12h e 16h

Ponto de Encontro Vida Saudável – O comprometimento da linguagem
Sinopse – A afasia é uma doença que tem origem nos casos de lesão neurológica quando as áreas do sistema nervoso central responsável pela linguagem são comprometidas. Além da seqüela lingüística, os quadros afásicos podem apresentar comprometimento motor, cognitivo e emocional.
Entrevistada
Ivone Panhoca – Fonoaudióloga / Professora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas
Segunda (14/08) – às 21h
Terça (15/08) – à 0h da madrugada
Quarta (16/08) – às 15h
Quinta (17/08) – às 16h
Domingo (20/08) – às 19h

Ponto de Encontro – Juizado Especial Cível
Sinopse – Neste programa você conhece o trabalho do Juizado Especial Cível/Anexo PUC-Campinas que atende o público, sem restrição de renda, para orientação e encaminhamento de problemas jurídicos de menor complexidade. Entre eles estão a colisão de veículos, prejuízos ao direito do consumidor e despejo de residência para uso próprio. A orientação é gratuita.
Entrevistada
Lilian Martins Correa – Advogada / Orientadora do Juizado Especial Cível/Anexo PUC-Campinas / Professora da Faculdade de Direito da PUC-Campinas
Segunda (14/08) – às 17h
Terça (15/08) – às 22h
Quinta (17/08) – às 21h
Domingo (20/08) – às 15h

Casa da Árvore, Novolhar, Projetos PUC e Espaço Comunitário
Projetos PUC – Projeto Cultural Pedreira do Chapadão – Reportagem mostra projeto arquitetônico que pretende transformar a área da Pedreira do Chapadão em um grandioso espaço para shows. Desenvolvido com a participação do professor de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Joaquim Caetano de Lima Filho, concorre a um prêmio mundial de arquitetura e já tem recursos programados no Plano Plurianual da Prefeitura de Campinas para que a obra comece em 2007.
Terça (15/08) – às 14h e 18h
Domingo (20/08) – às 13h

“Campinas Século XXI. Os desafios da Metrópole”
Sinopse – Série Especial sobre o tema “Políticas Públicas, Direitos Humanos e Educação” com a palestrante Terezinha Rios.
Quarta (16/08) – às 23h
Quinta (17/08) – às 17h