Docentes da PUC-Campinas refletem papel universitário no contexto das novas tecnologias

Debate ocorreu em grande evento organizado pela Bosch, que promoveu debates sobre inteligência Artificial e Internet das Coisas

A PUC-Campinas, por intermédio da Unidade de Referência em Tecnologias Emergentes – ligada ao Programa Mescla –, promoveu, na última quinta-feira (25), uma discussão em torno do papel universitário no contexto das novas tecnologias. O debate compôs uma série de lives da Era AIoT – Trilha do Conhecimento, evento organizado pela Bosch com o objetivo de discutir Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

A roda de conversas realizada pela Universidade, exibida de forma on-line ao público inscrito na atividade, refletiu o momento atual do uso integrado de tecnologias de Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT), as possíveis oportunidades futuras para suas aplicações e o papel da Universidade neste contexto. Participaram do debate o Prof. Dr. Cesar Queiroz, acadêmicos e o gerente executivo de Produtos do Venturus, Marcelo Abreu.

Em junho, a Unidade de Referência em Tecnologias Emergentes da PUC-Campinas e o Venturus – Centro de Inovação e Tecnologia com expertise em transformação digital – assinaram acordo, cujo intuito é desenvolver a área da saúde com uso de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. A parceria se dará por meio de pesquisa aplicada em IA, Cloud Computing e Business Intelligence, visando resolver problemas de alto impacto social na área da saúde.

Apoiada por Intel, Amazon e CPqD, a Era AIoT atua com o propósito de proporcionar experiência educacional aos interessados no tema com foco em negócios, institutos de pesquisa, startups, corporações, universidades e hubs de inovação. Gratuitas, as atividades do evento seguem até 9 de dezembro, mediante inscrição pelo site http://eraaiot.com.br/.

Vinícius Purgato
26 de novembro de 2021