A docente da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, Profa. Dra. Paula Almozara, foi uma das contempladas do Prêmio Brasil Fotografia 2014, considerado o mais importante do segmento no País, na categoria Bolsa de Desenvolvimento de Projeto.

O trabalho vencedor denominado “À Margem” desenvolverá um conjunto de 10 obras que tem como objetivo fundamental questionar e provocar os limites existentes sobre a noção de reprodutibilidade técnica na relação “matriz/múltiplo” e “objeto único”, realizando experimentações a partir da fotografia analógica e tendo na paisagem um elemento dominante das relações visuais a serem estabelecidas.

Segundo a docente, a importância do projeto para o campo da fotografia e o desenvolvimento histórico e crítico da produção fotográfica está relacionado ao fenômeno característico dos últimos tempos no que tange a retomada da fotografia analógica em meio à profusão de possibilidades digitais. “Este trabalho impulsiona uma discussão sobre a fotografia e a relação com as artes visuais”, esclarece.

A premiação é uma bolsa no valor de R$ 20 mil durante os seis meses de duração do Projeto.

A exposição com os trabalhos e projetos acontece no dia 15 de janeiro de 2015 para convidados, no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, capital, ficando em cartaz ao público até 31 de março.

A Profa. Dra. Paula Almozara é Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Artes (1997) e Doutora em Educação, na área de Artes (2005) pela Unicamp. Atualmente na PUC-Campinas, realiza projeto de pesquisa na linha de poéticas visuais contemporâneas.

17 de novembro de 2014