A PUC-Campinas realiza amanhã, 7 de abril, das 8h às 17h, no Campus II, evento comemorativo ao Dia Mundial da Saúde, envolvendo alunos, professores das faculdades de saúde e biológicas – vinculadas ao Centro de Ciências da Vida (CCV) – e profissionais do Hospital e Maternidade Celso Pierro. O evento tem duplo objetivo: debater as principais questões da saúde na infância, adolescência e terceira idade e, também, oferecer orientações para melhoria de qualidade de vida aos usuários atendidos pelas clínicas das faculdades e pelos ambulatórios de especialidades do hospital.

Pelas faculdades, o evento está sendo coordenado pelos professores José Gonzaga Camargo (diretor-adjunto do CCV e médico do Hospital Celso Pierro), Mariene Hidaka (diretora da Faculdade de Fonoaudiologia) e José Meciano Filho (Faculdade de Ciências Biológicas) e pelo médico do Celso Pierro Luiz Bertoncello, assessor da superintendência.

As atividades começam às 8h, com um seminário sobre o tema “Saúde e Vida”, realizado no Auditório Monsenhor Salim. Das 8h30 às 10h ocorrerá uma mesa-redonda sobre o tema “Desenvolvimento infantil”, relativo à saúde materno-infantil, reunindo os seguintes profissionais: José Meciano Filho (professor de Ciências Biológicas), Liduina Maria Solon Rinaldi (Fisioterapia), Luciana Seacero Granja (Fonoaudiologia), Paula Andréia Martins (Nutrição) e Helena Bazanelli Prebianchi (Psicologia).

Das 10h às 11h30 está programada outra mesa-redonda sobre o tema “Corpo como idolatria e ideologia da estética”, relativo à saúde do adolescente, reunindo os seguintes profissionais: Maria Teresa Martins (Enfermagem), Silvia de Oliveira Santos Cazenave (Ciências Farmacêuticas), Iára Bittante de Oliveira (Fonoaudiologia), José Spin Neto (Medicina) e Mario Augusto Paschoal (Fisioterapia)

Das 11h40 às 13h, ocorrerá a terceira mesa-redonda sobre o tema “Envelhecimento”, relativo à saúde do idoso, com os seguintes profissionais: Ivone Panhoca (Fonoaudiologia), médica Patrícia Domingues Patarro (Hospital Celso Pierro), Sofia Helena Porto Di Nucci (Psicologia) e Maria Lúcia Olivetti Borini (Terapia Ocupacional)

Orientação preventiva

Paralelo ao seminário, alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional – todos integrados ao CCV – realizarão atividades de orientação preventiva aos usuários das cinco clínicas vinculadas às faculdades e dos ambulatórios das 35 especialidades do Hospital Celso Pierro. As atividades são realizadas nas respectivas salas de espera. Tanto as clínicas quanto os ambulatórios oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Sob orientação da OMS, na data são realizadas comemorações internacionais para alertar o público sobre os principais problemas de saúde pública.

Este Dia Mundial da Saúde será dedicado aos profissionais de saúde. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, escritório regional para as Américas da OMS, sete milhões e meio de pessoas – entre profissionais com formação superior e técnicos das várias especialidades – trabalham com saúde na América Latina.

Serviço

A PUC-Campinas tem 10 faculdades da área de saúde e biológicas: Medicina, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Destas, cinco oferecem clínicas de atendimento pelo SUS: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

6 de abril de 2006