Demanda por inovação tecnológica na saúde impulsiona mercado de Engenharia Biomédica, que será oferecida na PUC-Campinas em 2022

Ainda recente, carreira é promissora no Brasil e no mundo por conciliar tecnologia e saúde, desenvolvendo soluções para tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças

A Engenharia Biomédica, responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à saúde, compõe a lista de novos cursos oferecidos pela PUC-Campinas em seu Vestibular 2022, que está com inscrições abertas até 3 de novembro. A demanda constante por inovação na área da saúde vem ampliando oportunidades para o engenheiro biomédico no mercado de trabalho.

De acordo com as principais organizações do segmento, a indústria brasileira ligada à Engenharia Biomédica registra faturamento anual aproximado de US$ 2,3 bilhões. O engenheiro biomédico, inserido nesse contexto com atuação em empresas de equipamentos hospitalares, de prótese e de diagnóstico de imagens, também está habilitado para trabalhar em hospitais, clínicas, centros de manutenção hospitalar e demais estabelecimentos de saúde.

“O mercado de trabalho é altamente promissor, pois o Brasil tem carência de profissionais com boa qualificação para o desenvolvimento das funções específicas do engenheiro biomédico”, diz a Profa. Dra. Iara Fernandes, docente do curso.

O Curso de Engenharia Biomédica, cujo período de graduação é de 5 anos em turno integral, surge em meio à demanda crescente pela utilização da tecnologia em prol da saúde, buscando soluções eficazes para a prevenção e diagnóstico de doenças. Os estudantes serão capacitados para atuar com a proposição, projeção e desenvolvimento de equipamentos médicos e hospitalares, biomédicos e odontológicos; criação de softwares para diagnóstico e tratamento da saúde; pesquisas sobre materiais e instrumentos etc.

Além de aulas práticas no Campus I, onde são sediados os cursos de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia, os alunos de Engenharia Biomédica terão acesso ao Campus II, que abriga os cursos da saúde, ampliando sua rede de relacionamento e convivência, bem como suas vivências práticas em laboratórios específicos, no Hospital PUC-Campinas e nas clínicas-escola existentes na Universidade.

O Vestibular da PUC-Campinas tem inscrições abertas até 3 de novembro, com desconto de 10% até 18 de outubro. Além de Engenharia Biomédica, serão oferecidas vagas em mais de 60 cursos da Universidade.

Vinícius Purgato
27 de outubro de 2021