Déficit comercial na RMC se aproxima de US$ 8 bilhões em 2019, mostra Observatório PUC-Campinas

Em outubro, queda nas exportações favoreceu o aumento do desequilíbrio comercial; venda de automóveis ao exterior cai 55% em um ano

A balança comercial da Região Metropolitana de Campinas atingiu, após fechamento do mês de outubro, déficit de 7,8 bilhões de dólares em 2019. O resultado, apresentado em recente estudo do Observatório PUC-Campinas, ocorre em meio à nova queda no saldo de exportações – 15,6% em relação ao mesmo período de 2018 –, decorrente sobretudo da diminuição na venda externa de medicamentos e acessórios para veículos motorizados.

A redução na exportação de itens ligados a veículos reforça o forte impacto sofrido pela indústria automobilística na região em 2019: em um ano, a venda de automóveis ao exterior sofreu queda de 55,03%, principalmente devido à crise no principal mercado de destino, a Argentina. Somado ao baixo desempenho neste setor, outro fator que colaborou com o crescimento do déficit foi o aumento da compra de insumos advindos de fora do país.

Só em outubro, houve um acréscimo de 28,31% nas importações na comparação com o mesmo período do ano passado, número que se justifica pela elevação na procura de aparelhos elétricos para telefonia, telegrafia, além de produtos ligados à indústria química e ao agronegócio, como inseticidas, fungicidas, herbicidas, ácido nucleico, entre outros.

Para o economista e professor extensionista Paulo Oliveira, que coordenou a análise dos dados divulgados pelo Ministério da Economia, a dependência de insumos externos necessita diminuir para que haja desenvolvimento econômico sustentado na RMC. “A competitividade externa tem que aumentar, sobretudo em produtos de maior complexidade econômica, que normalmente são fabricados em países com maior grau de sofisticação tecnológica das estruturas produtivas. Caso contrário, a tendência é que o déficit comercial continue em expansão”, reitera.

Em 2019, as empresas fixadas na Região Metropolitana de Campinas já importaram 11,5 bilhões dólares, enquanto exportaram 3,6 bilhões, cerca de 1/3 do valor importado. Este desequilíbrio entre importações e exportações já rendeu um déficit comercial regional de US$ 7,84 bilhões, superando o déficit do Estado de São Paulo, que foi de US$ 7,81 bilhões.

Observatório PUC-Campinas

O Observatório PUC-Campinas é responsável pelo monitoramento de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e está, atualmente, amparado em quatro eixos temáticos: Atividade Econômica/Comércio Internacional; Emprego/Renda; Sustentabilidade/ Desafios do Milênio; e Indicadores Sociais. Os estudos se estruturam na seleção de indicadores e análise sistêmica de dados que podem ser usados em diversos setores da sociedade.

Vinícius Purgato
7 de novembro de 2019