De olho na sustentabilidade, PUC-Campinas cria campanha para trocar copo plástico por caneca

#Todaquartausamoscaneca incentiva o consumo sustentável de copos na Universidade

A PUC-Campinas está lançando uma nova campanha, com foco no eixo estratégico de sustentabilidade dentro da Universidade. “Toda quarta usamos caneca”, ou pela hashtag #todaquartausamoscaneca, é uma iniciativa voltada para a comunidade interna. A ideia é incentivar a todos para que possam trazer o seu copo, garrafa de água ou caneca particular para o consumo de bebidas, tendo em vista a redução no uso de copos descartáveis e a conscientização sobre a importância de se ter um comportamento sustentável.

Cartazes foram afixados pela Universidade, em áreas comuns, copas, refeitórios e salas dos professores, reforçando aos usuários a importância do comportamento sustentável.

A proposta, inicialmente, pede que toda a quarta-feira o funcionário deixe de lado o copo plástico e passe a usar apenas a sua garrafa. O colaborador também pode aproveitar e fazer uma foto da sua caneca, marcando a PUC-Campinas no Instagram, para incentivar e espalhar a ideia.

A importância de evitar o consumo de copos plásticos tem relação com a demora na recomposição desse material. Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor quando descartado na natureza, e o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano.

A campanha está dentro da estratégia da Universidade em focar o meio ambiente, que vem de longa data. Em 2014, a PUC-Campinas formalizou o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), também nominado como “PUC-Campinas Sustentável” –  programa permanente da Universidade que tem como função principal promover a gestão integrada e boas práticas ambientais, por meio de iniciativas educativas, informativas, de infraestrutura, entre outras.

Carlos Giacomeli
1 de agosto de 2022