Da PUC-Campinas para o mundo!
Estudantes de Publicidade e Propaganda representam empresas em jornadas fora do país
Duas estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas estão de malas prontas para viverem experiências internacionais em Israel e nos Estados Unidos. Mariana Martins Ribeiro, do 3º ano, e Aline Kaori Aoki, do 4º ano, embarcam para colocar em prática o que aprenderam nas aulas do curso.
Mariana está ansiosa, porque falta pouco para o dia 2 de novembro, data em que embarca para Israel pela primeira vez em uma missão bastante especial, profissional e pessoal. “Vou liderar um grupo com 57 turistas que vão desembarcar em Israel. Vou auxiliar em todo processo, além de produzir conteúdo como fotos, vídeos dos locais e dos clientes e também operar lives de lá”, comenta a estudante, que já trabalha há mais de três anos na Renova Turismo, empresa especializada em turismo religioso. O trabalho por lá vai durar 10 dias. Ela retorna no dia 12 de novembro. “Eu acho que vai ser uma experiência única e enriquecedora, como profissional e como pessoa, por conta de Israel ser uma Terra Santa. E vai ser maravilhoso colocar em prática tudo o que eu aprendi em aula, na publicidade, na fotografia. Vai ser único, estou muito ansiosa”, completa.
Na agência, Mariana também acumula outras funções, bastante ligadas à publicidade, como o desenvolvimento de campanhas em redes sociais e a administração das mídias. Tudo construído em pouco tempo, mas com muito foco, quando começou a estudar na PUC-Campinas. “Eu entrei em 2018, comecei em Administração. Até um dia que tive uma aula sobre Publicidade e Jornalismo e decidi mudar de curso. Aí eu me encontrei”, relembra a estudante.
Ela também relembra a força que teve dos professores dentro da Universidade para conseguir se dedicar ao trabalho. “Muito professores estenderam a mão para mim. O professor Hugo me ajudou muito e compreendia quando eu precisava trabalhar mesmo em horário de aula”, comenta. Mariana ainda reforça que os conselhos, cases contados pelos professores e palestras ajudaram bastante no desenvolvimento profissional. E cita que o fato de conseguir colocar projetos criados na Universidade dentro da empresa onde trabalha também foi um ponto muito importante: “Todas as vezes que a PUC passou trabalho para nós e deixou a gente escolher a empresa, eu me envolvi na que trabalho. Eu conseguia colocar uma ideia em prática na empresa, que era bom para todos os lados”.
Se Mariana tem como foco o turismo religioso, o destino de Aline é em Orlando, na Flórida. Ela foi aprovada em um programa da Disney chamado Disney Cultural Exchange Program, para trabalhos temporários voltados para universitários durante o período de férias, que acontece a partir de novembro. A experiência auxilia estudantes a ganharem experiência profissional, ao mesmo tempo que podem aprimorar o inglês e conhecer a cultura de trabalho dentro de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. O processo de seleção foi realizado no Brasil. Após se inscrever no programa, que tem alta procura e vagas esgotadas em poucos minutos após sua abertura, ela passou por palestras e entrevistas para ser avaliada.
“Minha primeira entrevista foi muito tensa, pois foi agendada no mesmo dia em que tinha um voo marcado. Tive que realizar a conversa, que é feita totalmente em inglês e junto com outra candidata que concorre pela mesma vaga, dentro do aeroporto pouco tempo antes de embarcar”, disse.
Com a aprovação no programa, ela ficará dois meses no parque. Depois do período de trabalho, ela terá também um mês livre para fazer turismo pelos Estados Unidos.
Em ambos os casos, a experiência trará uma maior bagagem cultural e profissional para as estudantes, que terminarão o curso com mais ferramentas para entrar fortes no mercado.
E, por falar em futuro, Mariana já mostra que sabe o caminho que quer traçar. A busca deve ser fora do país. “Acabo no ano que vem a faculdade. Me interesso muito pela experiência do usuário. Minha ideia é morar fora. Assim, eu escolhi a PUC-Campinas porque o diploma é reconhecido lá na Europa. Minha mãe tem cidadania portuguesa. Devo ir para o ramo de experiência do usuário ou para pesquisa no setor do agronegócio”, adianta.
Visão internacional
A PUC-Campinas, há tempos, incentiva oportunidades e programas internacionais. A Universidade trabalha em diversas frentes para criar novas possibilidades fora do Brasil. Os projetos são gerenciados, em sua maioria, pelo Departamento de Relações Externas (DRE).
A principal frente de atuação é a mobilidade internacional, realizada por meio dos intercâmbios acadêmicos, tanto para envio dos alunos da Instituição ao exterior quanto no recebimento de alunos estrangeiros nos campi.
No entanto, outras frentes também englobam a internacionalização da Instituição. O principal projeto nesta frente, que tem como objetivo trazer a internacionalização para dentro da PUC-Campinas, é o COIL (Collaborative Online International Learning), que possibilita que os professores realizem atividades colaborativas com instituições no exterior, utilizando ferramentas online para desenvolvimento de atividades e criando oportunidades aos alunos para que possam ter contato com alunos e professores de uma instituição estrangeira.
Além disso, existe a Internacionalização em Casa, com foco nas competências linguísticas, com a aplicação dos exames de proficiência em língua inglesa TOEFL e IELTS; com o programa de Leitorado de Espanhol, em parceria com a Embaixada da Espanha; com a parceria com a Aliança Francesa, para desconto nos cursos de francês; e, também, com a parceria com a Universidade de Victoria (University of Victoria), no Canadá, e a Universidade Católica da Austrália (Australian Catholic University), para desconto nos programas de aprendizado de língua inglesa.
Recentemente, a PUC-Campinas instalou dentro da Universidade o Korea Corner, junto ao Consulado Geral da Coreia do Sul em São Paulo, que traz a toda a comunidade interna e externa um espaço de contato com a cultura sul-coreana.