Custo da cesta básica em Campinas registra nova redução em abril

A segunda queda consecutiva levou a cesta ao seu menor valor no ano de 2024

O Observatório PUC-Campinas registou no mês de abril mais uma redução no valor da cesta básica no município de Campinas. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, com assistência de Alex Antônio Villalta Nunes. O custo da cesta básica para uma pessoa na cidade de Campinas foi de R$ 736,29, apresentando uma redução de 1,78%.

Essa queda, a segunda consecutiva, levou a cesta ao seu menor valor no ano de 2024. Apesar disso, em relação a dezembro de 2023, a cesta apresenta alta acumulada no ano de 3,12%. Dos 13 itens pesquisados, sete apresentaram redução em seus preços, e seis apresentaram alta.

No ano de 2024, o custo da cesta básica na cidade de Campinas apresenta uma alta acumulada de 3,12%. Esse valor é obtido pela comparação entre o valor do mês de abril (R$ 736,29) com aquele que vigorava em dezembro/23 (R$ 714,04).

Clique aqui para ver estudo completo

“A redução observada em abril, de R$ 749,67 em março para R$ 736,29, reforça a tendência de superação o ciclo de altas. Porém, alguns itens ainda apresentam altas acumuladas importantes. Além disso, há preocupação sobre o impacto nos preços de alguns itens, especialmente no preço do arroz, resultantes das cheias no Rio Grande do Sul, uma vez que o estado é o principal produtor brasileiro do cereal. O ministério da Agricultura está anunciando medidas no sentido de suprir as restrições do produto com importações. É importante que se fique atento tanto à efetiva execução dessas medidas, como a evitar ações que estimulem ou recompensem comportamentos especulativos”, disse o Prof. Pedro.

O item com alta mais impactante foi o tomate, com aumento de 3,43%, representando um custo adicional na cesta. Essa alta foi reportada no mercado atacadista como devido ao aumento das temperaturas, ocasionando em perda de qualidade durante o mês de março.

Dentre os itens que apresentaram redução, os itens que se destacaram foram a batata (11,12%), carne (4,43%) e feijão (3,76%). Em termos de valores, esses três itens formam responsáveis pelo barateamento da cesta em R$ 17,46.

Olhando para as variações acumuladas nos 4 meses do ano, chama a atenção dentre as altas:

Tomate          15,45%

Feijão                         13,93% (apesar da redução em abril)

Banana         12,84%

Já entre as baixas: