Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas completam 50 anos

Criados durante a ditadura militar, cursos aliam tradição e inovação na formação de seus profissionais

Os Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da PUC-Campinas fazem 50 anos em 2020. Criados em 1970, três décadas após o nascimento da Universidade e em meio ao contexto da ditadura militar, as graduações nas respectivas áreas, que compõem o Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da Instituição, foram pioneiras no interior de São Paulo e aliam, na atualidade, tradição e inovação para a formação de seus profissionais.

Entre os milhares de profissionais formados ao longo de cinco décadas, atuantes não apenas em Campinas e região, mas também em outros pontos do Brasil e do exterior, estão os que viveram de perto o período da ditadura militar, regime vigente no país entre 1964 e 1985. As Faculdades de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, nascidas em meio aos debates em torno da reforma universitária, assumiam ali o compromisso de formar mão de obra qualificada para preencher os cargos nas empresas públicas e privadas, criados com a ascensão da indústria no Brasil.

Com o passar dos anos, os Cursos observaram as transformações políticas, econômicas e sociais para atualizar seus projetos pedagógicos e oferecer um ensino condizente com as exigências do mercado de trabalho. Inseridos ao contexto da tecnologia e da inovação, os estudantes dispõem de recursos e ferramentas modernas para complementar os conhecimentos de ordem técnica, teórica e ética adquiridos em sala de aula.

Atualmente, cerca de 1.200 alunos e 80 docentes têm à disposição, para fins de aprofundamento técnico na formação, uma infraestrutura composta por bibliotecas e salas de informáticas, além dos seguintes laboratórios: Agência Experimental de Publicidade e Propaganda; Consultoria de Relações Públicas; Redação Modelo de Jornalismo; Laboratório de Imagem e Som e Laboratório de Fotografia.

Em virtude das inúmeras possibilidades oferecidas aos seus estudantes, os Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas vêm colecionando avaliações satisfatórias no Guia do Estudante e no Quero Educação, por meio das quais receberam 4 estrelas. Além disso, alunos têm sido constantemente premiados em congressos e eventos acadêmicos e profissionais pela excelência em projetos experimentais, realizados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Diretor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, composto, ainda, pelos Cursos de Artes Visuais, Design Digital, Letras, Mídias Digitais e Turismo, o Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza avalia que as condições ofertadas aos alunos contribuíram para a longevidade dos Cursos aniversariantes. Os recursos investidos em inovação, aliados à competência dos professores e dedicação dos alunos se apresentam como diferenciais no mercado de trabalho.

“No contexto de uma sociedade midiatizada, que é uma das principais características do tempo em que vivemos, novas oportunidades estão surgindo para profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Ainda que todo ser humano seja um comunicador, é essencial para a organização da sociedade que pessoas sejam capazes de atuar de forma qualificada nesse campo”, afirma o docente.

Comemorações (evento cancelado)

Para dar início às comemorações dos 50 anos, o Centro de Linguagem e Comunicação faria, no dia 17 de novembro, um bate-papo com a Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil e do Conselho da Magazine Luiza. O evento, no entanto, foi cancelado às vésperas de sua realização por problemas de agenda da palestrante, que, por meio de sua assessoria de imprensa, se colocou à disposição para reagendar a atividade. Os inscritos serão comunicados por e-mail.

Vinícius Purgato
16 de novembro de 2020