O setor hoteleiro é um mercado em expansão no mundo, com previsão de crescimento de 7,5% por ano e que emprega 204 milhões de pessoas (10% dos trabalhadores do mundo), movimentando cerca de U$ 3,4 trilhões/ano. No Brasil, esse setor movimenta R$ 13 bilhões/ano. Superada a crise, as taxas de juros aumentam a oferta de capital, incentivando o crédito e o consumo e principalmente o turismo.

Atenta a esse nicho de mercado, a PUC-Campinas oferece, no Vestibular de Inverno 2010, o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria. O curso tem duração de dois anos e conta com matérias que visam formar o caráter moral e profissional do estudante, abordando tanto a hospedagem turística quanto a hospitalar. Para isso, são oferecidas aulas que incentivam a pró-atividade, liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais, responsabilidade socioambiental e legislação, capacitando o formando a tomar decisões éticas.

O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria proporciona aulas teóricas e práticas, nos setores de alimentos e bebidas, ensinando a armazenar, higienizar, elaborar cardápios, as diferentes culturas culinárias e como negociar com os fornecedores; lazer e recreação, ensinando a planejar e executar atividades de lazer, identificar o público, realizar eventos e analisar seus resultados; e no setor hospitalar, que ensina a adaptar técnicas de hotelaria aos estabelecimentos assistenciais de saúde.

São oferecidos quatro laboratórios para o curso: informática, línguas, nutrição e dietética e enfermagem. A disciplina de inglês é específica para a área de turismo e hotelaria, e também são oferecidas atividades educacionais em meios de hospedagem e de alimentação, para prática real com hóspedes, pacientes e clientes.

No segundo semestre do curso, a maioria das aulas são oferecidas no Campus I da PUC-Campinas, usando a infraestrutura da Faculdade de Turismo e um dia de aula (4 horas) no Campus II, no Centro de Ciências da Vida (CCV), e no terceiro semestre, são dois dias no Campus II. A mensalidade é de R$ 415,00 mensais.

Outros cursos oferecidos no Vestibular de Inverno são: Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios; em Geoprocessamento; em Gestão de Tecnologia da Informação; em Redes de Computadores, além de Medicina, Direito e Administração. A taxa de inscrição para os candidatos aos cursos de Medicina e Direito – que fazem prova em dois dias – será de R$ 100,00. Já para os cinco Cursos Superiores de Tecnologia e Administração – que tem um único dia de prova -, o valor da taxa é de R$ 50,00. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo portal – www.puc-campinas.edu.br.

Cronograma:
VESTIBULAR DE INVERNO PUC-CAMPINAS
Período de inscrições
– até 15 de junho de 2010
Cursos oferecidos: Administração, Medicina, Direito, Cursos Superiores de Tecnologia em: Construção de Edifícios, Redes de Computadores, Geoprocessamento, Gestão da Tecnologia da Informação e Hotelaria
Taxa de Inscrição:
para cursos de Medicina e Direito
– R$ 100,00
para o curso de Administração e os cinco Cursos Superiores de Tecnologia – R$ 50,00
Provas:
Específicas (aos candidatos aos cursos de Direito e Medicina)
– 2 de julho de 2010 (sexta-feira), das 15h às 19h
Geral (aos candidatos de todos os cursos) – 3 de julho de 2010 (sábado), das 9h às 13h.
Divulgação dos resultados: 14 de julho de 2010
Matrícula dos aprovados: 19 e 20 de julho de 2010