O Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, abre as inscrições do Curso para Gestantes. O curso é gratuito e acontecerá a cada dois meses, aos sábados, das 9h às 13h, no Unimart Shopping, em uma das salas do Cinema Moviecom e o primeiro encontro será no dia 14 de abril. As gestantes, os futuros papais e acompanhantes poderão esclarecer dúvidas sobre o nascimento e os cuidados com o bebê participando dos encontros que acontecem em quatro edições durante o ano: abril, junho, agosto e outubro.

As palestras são ministradas por uma equipe interdisciplinar e o programa é dividido em quatro módulos. O primeiro abordará o desenvolvimento do bebê, cuidados essenciais durante a gestação, sinais e sintomas do trabalho de parto, tipos de parto e anestesias. No segundo, aspectos psicológicos na gestação e lactação, direitos da mulher gestante, trabalho corporal, relaxamento e exercícios de respiração. No terceiro, nutrição na gestação e a importância do cuidado dentário durante a gestação. No quarto e último módulo serão abordados aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido. Cada gestante receberá certificado e apostila para consultas posteriores ao curso sobre as informações oferecidas durante as aulas.

Inscrições e informações:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3729-8487 ou pelo e-mail: sec@hmcp.puc-campinas.edu.br.
Agendamento de visita:

Os futuros pais poderão conhecer as instalações da Maternidade do Hospital, basta agendar uma visita de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h e das 14 às 16h, pelo telefone (19) 3729-8487 ou pelo e-mail: sec@hmcp.puc-campinas.edu.br.

Serviço

A equipe interdisciplinar da Maternidade do Celso Pierro oferece todos os cuidados imprescindíveis às gestantes e aos recém-nascidos:

· Encaminhamento médico pré-natal

· Visitas às instalações da Maternidade para que as futuras mães tenham mais confiança acerca das condições nas quais darão á luz. Os agendamentos das visitas são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3729-8487. As visitas acontecem aos sábados, das 14h às 16h

· Parto humanizado com a presença dos pais, o que dá maior segurança às mães

· Alojamento conjunto, no qual as mães e os bebês ficam juntos, do nascimento até a alta hospitalar. As mães têm direito a acompanhantes do sexo feminino durante 24 horas

· Orientações e incentivo ao aleitamento materno

· Na Maternidade, os recém-nascidos já recebem as primeiras doses da vacina Hepatite B e fazem todos os exames necessários: exame de pezinho, exame EOA (da orelhinha) e exame de reflexo vermelho (por meio do qual é verificado se o bebê possui visão normal)

· Existe dentro do Celso Pierro o Cartório de Registro, onde os pais podem providenciar as certidões de nascimento dos bebês sem deixar as instalações do hospital

· Consultas pediátricas de acompanhamento após a alta hospitalar

O Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas está localizado no Campus II (Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama), no qual está o Centro de Ciências da Vida (CCV) que reúne os cursos da área da saúde.

19 de março de 2007