Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Curso de Relações Internacionais realiza Simulação das Nações Unidas

A abertura foi com consultora da Unesco sobre tráfico ilícito de bens culturais

O Curso de Relações Internacionais da PUC-Campinas iniciou, dia 25, a Simulação das Nações Unidas, que acontecerá até 29 de setembro. A abertura do evento foi no auditório do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, no Campus I, e contou com uma palestra de Anauene Dias Soares, consultora da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para repatriação de artefatos históricos. Esse é o tema principal da simulação realizada neste ano pelo curso.

Anauene é formada em Direito pela PUC-Campinas e em Artes Visuais pela USP e é especializada em Direito Internacional pelo Centro de Direito Internacional (CEDIN). Também é especialista em conservação e restauração de bens móveis pela Facultat de Bellas Artes da Universitat Politecnica de Valencia, Espanha.

Na área de Relações Internacionais e Direito, das artes e do patrimônio cultural, ela pesquisa aspectos jurídicos e legais do comércio e o tráfico ilícito dos bens culturais, além dos meios alternativos para a devolução destes. Também desenvolve estudos sobre Ética e Direitos Humanos do Patrimônio Cultural e é colaboradora da Subcomissão de Artes Visuais e Patrimônio Cultural, da Comissão de Direitos Autorais e Entretenimento da OAB/RJ.

Atualmente, atua como perita de obras de arte credenciada à Receita Federal do Brasil, Consultora em Direito das Artes e do Patrimônio Cultural e Advogada. Publicou o livro “Direito Internacional do Patrimônio Cultural: o Tráfico Ilícito de Bens Culturais” pelo Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), em 2018, e tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.

Na abertura do evento, ela fez uma apresentação sobre “O Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais”, que abordou os tratados, convenções e acordos internacionais feitos desde a década de 50 para regulamentar o setor. As informações serviram de subsídios para a simulação, que é realizada pelos estudantes de Relações Internacionais no decorrer do evento, em que eles atuam como representantes de diferentes países na defesa de seus interesses para a solução de divergências comerciais, jurídicas e diplomáticas.



Marcelo Andriotti
26 de setembro de 2023