Curso de Mídias Digitais recebe palestra sobre a atuação da Inteligência Artificial e da Internet das coisas na transformação digital

Gestor de soluções sistêmicas do CPQD, Norberto Alves Ferreira, falará aos alunos sobre as novidades da área e do mercado

Estudantes do curso de Mídias Digitais, da PUC-Campinas, terão a oportunidade, no próximo dia 16 de abril, às 19h30, de participar de uma palestra com o Gestor de Soluções Sistêmicas do CPQD, Norberto Alves Ferreira, sobre a interferência da inteligência artificial e da internet das coisas na transformação digital.

De acordo com o Prof. Me. Artur Araujo, professor da disciplina de Inteligência Artificial, Colaborativa e Coletiva, o objetivo da palestra é mostrar o que está sendo feito no Brasil e, mais precisamente, em Campinas, em torno da questão da Inteligência Artificial. “Nós estamos trabalhando três pilares de avaliação, como parte do projeto pedagógico, e essa palestra se encaixa nesse contexto. Os alunos estudaram alguns textos clássicos de inteligência artificial e irão encontrar pesquisas regionais sobre o tema. Por fim, eles desenvolverão um artigo de revisão bibliográfica sobre um aspecto da inteligência artificial”, comenta o professor.

O gestor irá falar sobre diversos projetos de pesquisas e desenvolvimento realizados pelo CPQD, sobre os temas de IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial), e como a integração da duas se dá, em diversas soluções, e têm contribuído para melhorar a produtividade das empresas, em diversas áreas, tornando-as mais competitivas. “A transformação digital é, antes de tudo, uma jornada evolutiva envolvendo não somente o uso de novas tecnologias, mas, também, a renovação de processos e modelos mentais”, afirma Norberto.

O evento acontece na sala 800, do prédio H01, no Campus I, e é aberto para os interessados pelo tema.

Carlos Giacomeli
11 de abril de 2024