Curso de Design de Modas recebe aula especial de moda chinesa

Instituto Confúcio e Associação Shaolin Shan promoveram atividade com estudantes, apresentando vestimentas e praticando modelos de cortes

Os alunos do curso de Design de Modas da PUC-Campinas tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (14). A classe recebeu um grupo do Instituto Confúcio, da Unicamp, que promove o ensino da língua e da cultura chinesa no Brasil, para uma aula especial sobre moda daquele país. O grupo veio a partir de uma parceria com a Associação Shaolin Shan – também destinada a difundir a cultura oriental, representada pela diretora cultural Ana Cristina Consoli.

Durante a aula, os estudantes puderam acompanhar uma apresentação feita por membros do Instituto com tradução de um dos integrantes, Haoyue Li.

Na palestra, foram apresentados modelos e visuais, explicando a relação da moda com a cultura chinesa. “Hoje estamos apresentando o corte de papel e as roupas tradicionais da China. Essa atividade é sobre corte de roupas e será feita com papel. Então, gostaríamos de mostrar elementos que tragam inspiração para os alunos”, explicou Haoyue Li.

Para Ana Cristina Consoli, trata-se de um mundo novo para os alunos explorarem. “A vestimenta chinesa é muito marcante na cultura. São 56 etnias diferentes, 56 formas de vestimentas diferentes, tem estudo para anos”, comenta.

Os estudantes criaram várias figuras e formas usando papel, tesoura e lápis. O que se viu foram muitos desenhos criativos e boas surpresas. A aula foi muito elogiada pelos docentes. “A principal característica de integrar outras culturas é ampliar repertório. Essa é uma grande motivação. Estamos surpresos com a quantidade de material a que temos acesso agora. A princípio, precisávamos de novas técnicas de manuseio do papel, que é um momento importante no nosso exercício de projetos, que são os vestíveis aqui no primeiro semestre. E tivemos também a possibilidade de receber toda essa cultura, que trouxe muito mais valor agregado”, explicou o professor do curso de Design de Modas, Luiz Fernando Campanella Rocha.

Para a coordenadora do curso, a Prof. Me. Roseana Sathler Portes Pereira, é uma porta aberta para a cultura oriental. “É uma atividade que possibilita uma imersão no universo oriental, que muitas vezes escapa do nosso currículo que é muito ocidentalizado. Os alunos tiveram oportunidade de inserir técnicas orientais em um trabalho em desenvolvimento”, comentou.

Para saber mais sobre o curso de Design de Moda da PUC-Campinas, clique aqui.

Carlos Giacomeli
14 de abril de 2023