Curso de Atualização prepara dentistas para atuação no ambiente hospitalar

Obrigatoriedade de assistência odontológica em hospitais deve ampliar oportunidades aos profissionais da área; inscrições vão até 5 de agosto

Pendente apenas de sanção presidencial, a lei que torna obrigatória a assistência odontológica a pacientes internados deve aumentar a demanda dos hospitais por profissionais da área. Atenta ao cenário, a PUC-Campinas oferece o Curso de Atualização em “Odontologia Hospitalar”, cujas inscrições vão até 5 de agosto.

Com ênfase na prevenção, a Extensão busca aprimorar as competências dos alunos na aplicação de protocolos de higienização, bem como conduzir os cuidados odontológicos para uma prática multiprofissional. Além disso, o aperfeiçoamento tem como finalidade ampliar as oportunidades de atuação do dentista nos hospitais, que atualmente se limitam às atividades de cirurgia bucal.

Recentemente, um estudo mostrou que a atuação de dentistas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo, pode reduzir em mais de 50% as chances de desenvolvimento de infecções respiratórias nos pacientes. Embora a prática já ocorra em alguns hospitais, não havia até então comprovação científica de sua eficácia.

“Os profissionais da Odontologia podem ser úteis no atendimento de acidentados, trabalhando com equipes multidisciplinares em cirurgias de politraumatismos faciais e tumores. Agora, tendo o enfoque na prevenção e higienização da boca, também podem retirar os focos de infecções bucais e diminuir as infecções respiratórias. Como consequência, temos a redução do período de internação”, aponta o coordenador do Curso, Prof. Dr. João Vicente da Silva.

O Curso tem curta duração e início previsto para o 2º semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas no Portal da Universidade.

Vinícius Purgato
29 de maio de 2019