A Comissão Permanente de Incentivo e Promoção do Aleitamento Materno do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, promove no dia 31 de outubro, a 4ª Jornada de Incentivo e Promoção do Aleitamento Materno. O evento terá início às 18h30, no Auditório Monsenhor Salim, Campus II da PUC-Campinas

Uma apresentação musical de alunos que participam do projeto de extensão Amigos da Amamentação da Faculdade de Enfermagem abrirá a programação. Na seqüência, às 19h30, haverá a palestra sobre o tema “Cuidados com a amamentação pós-alta hospitalar: unidade básica amiga da amamentação”, com a co-diretora do Centro de Lactação do Hospital Guilherme Álvaro, do Centro Universitário Lusíadas (Unilus), de Santos (SP), Keiko Miyasaki Teruya. Para o encerramento, haverá palestra sobre o tema “A importância do aleitamento materno”, com o mágico e cardiologista Jamiro Wanderley.

Segundo a presidente da Comissão, enfermeira Maria Paula Bannwart Amgarten, a amamentação protege o bebê de diabetes, da doença celíaca, de infecções respiratórias, alergias, diarréia, infecções urinárias, obesidade, hipertensão, cáries, má oclusão dentária, entre outras.

Além disso, ao amamentar a mãe promove o fortalecimento dos vínculos afetivos e faz com que seu bebê se sinta mais amado e protegido. “A criança que mama no peito não precisa de chá, água ou suco até os seis meses. A partir daí, além dos alimentos é importante que a mãe continue amamentando até os dois anos ou mais, não apenas pelos benefícios físicos mas também pelo desenvolvimento emocional do filho”, observa Maria Paula.

A enfermeira acrescenta que praticamente todas as mulheres são capazes de amamentar, desde que recebam apoio para manter a auto-confiança e conhecerem as recomendações adequadas.

“Quando a mulher está amamentando são mobilizados diversos recursos do seu próprio organismo que aceleram a recuperação pós-parto. O corpo volta mais rapidamente ao normal (a amamentação queima mais de 500 calorias por dia), principalmente o útero. A mulher perde menos sangue e, com isso, reduzem as chances de ter anemia. Além disso, a mãe que amamenta tem menos depressão pós-parto, câncer de mama e de ovário e osteoporose”, explica.

O Campus II fica na avenida John Boyd Dunlop s/nº, Jardim Ipaussurama. As inscrições – o evento é destinado aos estudantes e profissionais de saúde – são gratuitas e devem ser confirmadas pelo telefone (19) 3729-8332.

Serviços

A Comissão Permanente de Incentivo e Promoção do Aleitamento Materno da PUC-Campinas reúne profissionais do Hospital Celso Pierro e professores dos cursos de saúde da Universidade: Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

O Hospital possui uma equipe multidisciplinar na Maternidade, que oferece todos os cuidados imprescindíveis às gestantes e aos recém-nascidos, tais como encaminhamento médico pré-natal e visitas às instalações para que as futuras mães tenham mais confiança acerca das condições nas quais darão a luz. As visitas acontecem aos sábados, das 14h às 16h e devem ser agendadas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3729-8487.

Durante os trabalhos de parto, os pais podem acompanhar todos os procedimentos, para maior seguranças às mães. No alojamento pós-parto, as mães e os bebês ficam juntos, do nascimento até a alta hospitalar. Ainda nesta fase, as mães têm direito a acompanhantes do sexo feminino durante 24 horas.

Na Maternidade, os recém-nascidos já recebem as primeiras doses da vacina Hepatite B e fazem todos os exames necessários: de pezinho, EOA (da orelhinha) e de reflexo vermelho (por meio do qual é verificado se o bebê possui visão normal). Há um cartório de registro no próprio hospital, no qual os pais podem providenciar as certidões de nascimento dos bebês sem deixar as instalações. Também são oferecidas consultas pediátricas de acompanhamento após a alta hospita

23 de outubro de 2006