A Faculdade de Turismo da PUC-Campinas realiza no dia 13 de abril o Fórum Permanente de estudos e experiências turísticas, em comemoração ao dia do Agente de Viagens, celebrado no dia 22 de abril. Neste ano, o tema do evento é “Mercado de Turismo: perspectivas atuais e futuras, apesar da crise”. As atividades irão ocorrer no período da manhã, às 9h, e no período noturno, às 20h, na sala 800, prédio H-01.

No período da manhã, o Fórum terá como palestrantes o presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e agente de viagens da Wings Turismo, William Perico. O professor da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Gonzaga Trigo. A gerente da CCV Viagens de Limeira, Angélica Barbezani e a representante da Student Travel Bureau (STB) Calamares, Sandra Leme Souza.

No período noturno os convidados são: o gerente executivo da Aviesp, Danilo Gonçalves, a promotora da CVC Viagens Danieli Meireles e a gerente do Departamento Corporativo da Flytour American Express de Campinas, Andréa Avelleda.

O Fórum é voltado para estudantes de Turismo, professores e profissionais da área. Segundo a diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, o evento é importante para refletir sobre o setor de agenciamento de viagens e a crise econômica mundial. “Ver os diferentes pontos de vista, observar os impactos e as reações dos colegas da área frente a essa situação aparentemente adversa”, explicou a diretora.

Profissão de Agente de viagem

O dia do Agente de Viagem é comemorado no dia 22 de abril pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). O profissional é responsável por planejar a viagem, seja na venda de passagens, na organização de passeios, encontrar hotéis ou montar pacotes turísticos.

As áreas de atuação do agente de viagem são diversas no turismo. Entre as áreas de atuação estão o turismo de lazer, viagens corporativas, turismo ecológico e eventos, entre outras áreas. De acordo com a professora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, Alexandra Caprioli, atualmente o mercado de trabalho procura profissionais que possam atuar em diferentes áreas do Turismo. “Valorizamos profissionais que possam atender o cliente não somente na compra, mas na assessoria de informações e na orientação da viagem. O mercado procura profissionais bem qualificados e com experiência”, afirmou a professora.

Na Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, os alunos têm contato com disciplinas que ajudam na formação de um agente de viagem, como as aulas de gestão de empresa turística e agenciamento de viagens. Segundo a diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, Laura Umbelina Santi,, para o aluno ter oportunidades na área é necessário um conhecimento prático. “O aluno precisa conhecer o que o mercado deseja e estar preparado para atendê-lo”, afirmou.

Evento: Fórum Permanente de estudos e experiências turísticas
Data: 13 de abril
Horário: Período da manhã, às 9h e período noturno, às 20h.
Local: prédio H-01, na sala 800 – Campus I

7 de abril de 2009