COORDENADOR DE LATO SENSU DO MEC PRESTIGIA LANÇAMENTO
DE NOVOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA PUC-CAMPINAS

O professor Orlando Pilati, coordenador-geral de Acreditação de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação, estará em Campinas, no dia 8 de novembro, para o evento de lançamento dos novos cursos de especialização da PUC-Campinas, que serão oferecidos pela Universidade no primeiro semestre de 2007. Pilati fará a palestra de abertura do evento no Hotel Nacional Inn (rua Benedicto de Campos, 35, Jardim do Trevo), sobre o tema “Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado?”, às 19h.

Será anunciado durante o evento cerca de 30 novos cursos de especialização da PUC-Campinas, cujas inscrições serão abertas em meados de novembro. A pós-graduação lato sensu – na qual estão inseridos, além dos cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento, aprimoramento profissional e atualização profissional – tem como objetivo principal atender a necessidades especificas do mundo do trabalho, por meio de propostas capazes de promover o aprofundamento e complementação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao domínio das funções profissionais.

De acordo com o professor Luiz Maria Pinto, coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da PUC-Campinas, são cursos que convergem para a necessidade de educação continuada para formados em cursos superior que atuam no mercado de trabalho e necessitam de constante capacitação. Embora a maior parte dos alunos dos cursos lato sensu da PUC-Campinas sejam profissionais que atuam em Campinas e região, seus programas não visam somente o desenvolvimento local e regional. “Têm abrangência e impacto nacional e até mesmo internacional. Entre os cursos novos oferecidos há programas que contemplam aspectos importantes do processo de globalização”, explica o coordenador.

Segundo o professor, o lato sensu é uma modalidade de ensino de pós-graduação que tende a crescer. “Entre os novos cursos de especialização que ofereceremos em 2007, teremos inclusive alguns com conteúdos interdisciplinar, vinculados a diferentes áreas do conhecimento. No contexto dos exportes, por exemplo, um dos cursos novos contempla as necessidades de formação continuada para profissionais de Educação Física que atuam em equipes de treinamento e também de profissionais das áreas da saúde que trabalham com esportistas”, observa.

Luiz Maria destaca que a Universidade também oferecerá cursos novos de especialização em parceria com outras instituições. “É uma alternativa salutar, pois Campinas é um centro de inovação tecnológica e a Universidade tem de estar aberta à colaboração com professores, pesquisadores e profissionais de organizações afins, para que integrem o corpo docente dos cursos, qualificando cada vez mais o segmento da educação continuada”.

Serviço
Informações sobre os programas, objetivos, corpo discente e procedimentos para as inscrições nos cursos lato e stricto sensu (mestrado e doutorado) da PUC-Campinas podem ser obtidas pelo portal www.puc.campinas.edu.br. Releases sobre outros assuntos divulgados por esta Assessoria de Imprensa e links com as publicações editoriais da Universidade estão no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

6 de novembro de 2006