Convênio oficializa a criação do HIDS com participação da PUC-Campinas

Equipe da Faculdade de Direito da PUC-Campinas foi responsável pela elaboração dos termos do Convênio

Em cerimônia que aconteceu dia 1o de julho, em uma reunião virtual, os representantes do Conselho Consultivo Fundador do HIDS assinaram o Convênio para a Criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) de Campinas.

A proposta desse hub é construir uma estrutura que combina e articula ações, por meio de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental.

A PUC-Campinas foi uma das primeiras instituições a se engajar no projeto do HIDS e, desde então, tem contribuído na construção da proposta por meio do envolvimento de professores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. “O projeto é importante para a Universidade porque estreita ainda mais a relação entre a PUC-Campinas, a Unicamp e a cidade como um todo, além de reforçar nosso compromisso com os 17 objetivos da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, encontraremos ambiente e parcerias favoráveis para o desenvolvimento de nossos projetos de formação, de pesquisa e de extensão”, disse o reitor da PUC, professor Germano Rigacci Júnior.

O Convênio é um acordo guarda-chuva (sem investimentos e custos financeiros) entre as 14 instituições que formam o Conselho Consultivo do HIDS, podendo abrigar acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre elas.

A assinatura desse documento por todas as instituições do Conselho do HIDS formaliza sua existência. “Este é um marco fundamental para firmarmos os alicerces que permitirão que este projeto virtuoso e de longo prazo possa ser concretizado pelas futuras gestões que se sucederem em cada uma das instituições que compõem o HIDS”, disse o professor Marco Aurelio Pinheiro Lima, que coordena o HIDS na Unicamp.

O HIDS representa uma oportunidade de integração com a cidade de Campinas, podendo se constituir em um laboratório vivo, bem como um modelo de distrito inteligente e sustentável, que tem como premissa a articulação de instituições dos setores público e privado para prover ações que impulsionem o desenvolvimento econômico da região apoiado nos valores do desenvolvimento sustentável – em especial nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Convênio deve facilitar o estabelecimento de parcerias entre as instituições do HIDS para o desenvolvimento desses laboratórios. “O HIDS pode iniciar a promoção do desenvolvimento e aprimoramento de diversas atividades entre os seus atuais integrantes, buscando, para isto, identificar e explorar as sinergias entre elas. Neste sentido, o convênio para o estabelecimento do HIDS é essencial para iniciarmos esta exploração e para darmos continuidade aos trabalhos de sua proposição”, disse o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

Para o reitor da PUC-Campinas, “a expectativa é que essa nova fase do projeto, em que se configurará o master plan, permita maior compreensão das instituições do Conselho sobre o alcance das metas do HIDS, bem como a repercussão para cada Instituição nas atividades que lhes são próprias e, especialmente, para marcar a identidade de Campinas como uma cidade destacada no cenário nacional e internacional como produtora de ciência e tecnologia”.

Marcelo Andriotti
2 de julho de 2020