Confederação Brasileira de Deficientes Visuais conta com atuação profissional de ex-alunas de Nutrição da PUC-Campinas

Vivian Paranhos, Natália Mazon e Isabely Oliveira preparam os atletas das equipes de Futebol de Cegos, Goalball e Judô

Três ex-alunas da PUC-Campinas tem o privilégio de acompanhar as equipes das modalidades paralímpicas da CBDV (Confederação Brasileira de Deficientes Visuais), tendo como objetivo o alto desempenho dos atletas nas competições, e possivelmente nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2024. Relembrando suas trajetórias Vivian, Natália e Isabely demonstram gratidão aos professores e professoras da PUC-Campinas pelas experiências vividas durante a graduação que colaboraram com tal conquista.

Formada pela PUC-Campinas em 2004, Vivian Paranhos atua com atletas deficientes visuais desde 2013, ano em que foi chamada pela CBDV para trabalhar com a equipe de Futebol de Cegos. Foi enquanto completava seu mestrado no laboratório de atividade motora adaptada da Unicamp que a oportunidade surgiu. Em 2020, Vivian passou a trabalhar também com os atletas da modalidade Basquete em Cadeira de Rodas, na GADECAMP, Grupo de Amigos Deficientes e Esportistas de Campinas. Depois de quase nove anos com a equipe de Futebol de Cegos, Vivian assumiu o ofício de coordenadora do setor de nutrição da CBDV, logo quando o cargo foi instituído pela Comissão, sendo a primeira profissional a assumir tal função.

Além do trabalho com atletas paralímpicos, Vivian Paranhos também é professora e palestrante, e foi em uma de suas palestras na 32ª Semana de Estudos da Faculdade de Nutrição, evento da PUC-Campinas, que outra ex-aluna, Isabely Oliveira, conheceu o esporte paralímpico. Formada em 2022, Isabely comenta que, desde a Universidade, sua área favorita é a nutrição esportiva. “Sempre desejei estar em uma Seleção Brasileira, só não imaginei que fosse ser a Paralímpica e tão rápido”, afirma. Ao contar sobre o ingresso na CBDV, Isabely comenta sobre o apoio da diretora e professora do curso de nutrição Mara Lígia Bachelli. “No dia da minha apresentação de TCC a Mara enviou uma mensagem me parabenizando pela apresentação, dizendo que havia uma vaga para nutricionista na Seleção Paralímpica, e perguntando se eu tinha interesse em ser indicada para o processo seletivo. E com toda certeza e desejo do mundo, eu respondi a ela que sim”, relembra.

A equipe de nutrição da Confederação Paralímpica também conta com a presença de Natália Mazon, que também foi indicada para participar do processo seletivo logo ao encerrar a faculdade, em 2021, e iniciou sua atuação na CBDV já em 2022. A nutricionista comenta que sempre quis atuar com alto desempenho esportivo, entretanto, o esporte paralímpico era uma realidade distante. “Nunca tinha tido contato com um deficiente visual, mas quando recebi a proposta, aceitei no mesmo momento, sou movida a desafios. Tudo aconteceu de maneira rápida e eu me esforcei para entregar o meu melhor e aprender em todas as oportunidades que tive”, afirma. Para Natália, a graduação na PUC-Campinas foi uma base sólida de conhecimento essencial.  “Todos os professores e professoras da PUC fizeram parte da minha trajetória de alguma forma, seja pela paixão em ensinar ou pelo comprometimento em entregar mais do que o solicitado. Foram 4 anos que me preparam para o que eu enfrento hoje”, observa.

Atualmente, as atividades das três nutricionistas consistem em atender individualmente os atletas; definir um plano alimentar de acordo com as metas de cada um; realizar avaliações de composição corporal; elaborar e aplicar atividades de educação nutricional e acompanhar os treinos, refeições e eventuais competições para identificar novas necessidades, visando auxiliar os atletas a performarem de maneira mais efetiva. Vivian Paranhos conta que também estão pensando na participação das equipes nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2024, que depende da vitória nos jogos classificatórios, como o Campeonato Mundial e os Jogos Parapan-Americanos. “Antes, nosso foco está nas competições mais próximas, mas já estamos pensamos nas Paralimpíadas. Algumas nutricionistas estão visitando as cozinhas e os refeitórios para atender as necessidades dos atletas”, confirma Vivian.

Para Mara Lígia Bachelli, professora e diretora do curso de nutrição da PUC-Campinas, o sucesso profissional de Vivian, Isabely e Natália é visto como uma conquista pela Universidade. “O sonho de um professor é que os alunos voem alto, conquistem novas oportunidades e que levem sua faculdade com amor, respeito e admiração. Sempre que posso indico os alunos que se destacam durante a graduação, mostrando compromisso, criatividade, responsabilidade e ética”, comenta Mara Lígia.

Beatriz Candiotti

Sob supervisão do Dcom