Comunidade acadêmica receberá curso para usar todo potencial do Sistema de Biblioteca e Informação

Semana de apoio terá capacitações durante três dias para explicar sobre os recursos oferecidos

O Sistema de Biblioteca e Informação (SBI) – órgão responsável pela gestão das bibliotecas da PUC-Campinas – promove entre 22 e 24 de agosto, a Semana de Apoio Informacional, de forma online, pelo aplicativo Teams. O objetivo é capacitar a comunidade acadêmica – alunos de graduação, pós-graduação e funcionários – a melhor utilizar os produtos oferecidos pelas bibliotecas da PUC-Campinas e garantir o apoio às atividades de estudo e pesquisa dos usuários.

Na segunda-feira, 22 de agosto, às 11h30, os produtos oferecidos pelas bibliotecas serão apresentados pelas bibliotecárias. Nesse primeiro contato, será mostrado como é o funcionamento do sistema de consulta e como os serviços que podem ser solicitados. Será abordada também a infraestrutura e os recursos disponíveis nas bibliotecas.

Mais tarde, às 15h, haverá explicações sobre o “Gerenciador Bibliográfico Mendeley”, que é um gerenciador de referências e uma rede social acadêmica que ajudará o usuário a organizar a sua pesquisa, colaborar com outras pessoas on-line e descobrir as pesquisas mais recentes. No treinamento, será possível aprender estratégias para acelerar os processos de pesquisa.

Na terça-feira, 23 de agosto, às 16h, o tema será a “Biblioteca virtual Pearson” , que é uma base de dados de e-books de diversos selos editoriais com conteúdo acadêmico de diversas áreas do conhecimento.

Mais tarde, às 19h30, o assunto será o “Portal de Periódicos Capes”, que é uma biblioteca virtual que reúne instituições de ensino e pesquisa no Brasil e disponibiliza o melhor da produção científica internacional. O portal conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, dados e conteúdo audiovisual.

Na quarta-feira, 24 de agosto, o assunto abordado será “Por onde começar uma pesquisa de trabalho acadêmico?”, com uma capacitação introdutória com dicas de planejamento para iniciar uma pesquisa eficaz em fontes de informação. Depois, haverá, às 17h30, orientações sobre “ABNT sem medo: entenda porque normalizar trabalhos acadêmicos é importante”, que pretende dar apoio para a elaboração, apresentação, normalização e padronização dos trabalhos acadêmicos cujos produtos finais são dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de especialização, entre outros.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Carlos Giacomeli
19 de agosto de 2022