Comitê Externo do CNPq faz avaliação de projetos na PUC-Campinas

A PUC-Campinas recebeu no prédio da Reitoria na tarde de terça-feira, 4 de junho, o Comitê Externo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para avaliação de projetos que disputam bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica no Ensino Médio. O comitê é formado por representantes de diversas universidades públicas e privadas.

“É muito importante para nós essa avaliação externa, que traz transparência ao nosso processo de seleção. Além disso, esses avaliadores de diversas instituições trazem sugestões e, com esse olhar externo, nos ajudam a aprimorar nosso programa de pesquisas”, disse a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas.

Neste ano foram apresentados para a avaliação 245 projetos de diversas áreas. Eles primeiro passam por uma avaliação interna, feita por 17 docentes da Universidade. Os considerados dentro do padrão exigido pelo CNPq, foram para o Comitê Externo.

Os professores receberam antecipadamente as propostas de suas áreas para análise e, na terça-feira, fizeram a reunião presencial. Os projetos que forem considerados aptos seguem no processo seletivo, cujo resultado deverá ser divulgado em agosto.

No ano passado, o CNPq aprovou 80 bolsas de pesquisas da PUC-Campinas. A Universidade também mantém com recursos próprios outras 150 bolsas. A Instituição vem investindo em pesquisa nos últimos anos, tendo atualmente 124 pesquisadores entre seus mais de 860 docentes.

Entre os integrantes do Comitê Externo do CNPq, estavam representantes da USP, Unicamp, Unesp, USP Ribeirão Preto, USP São Carlos, UFABC, Uninove, Mackenzie e Anhembi/Morumbi.

Marcelo Andriotti
4 de junho de 2019