Com participação da PUC-Campinas, Coalizão pelo Impacto é lançada em Campinas, focada no benefício social e ambiental

Parceria deu o pontapé inicial no Espaço Mescla, da PUC-Campinas, com a presença de autoridades, parceiros e empreendedores

A Coalizão pelo Impacto Campinas foi lançada nesta terça-feira, 16 de agosto, no Espaço Mescla, da PUC-Campinas. A cidade passa agora a ser uma das seis do Brasil a contar com a iniciativa, que tem por objetivo oportunizar e acelerar projetos de empreendedorismo com impacto direto na sociedade e no meio-ambiente. Os outros municípios que já contam com a Coalizão são Belém, Fortaleza, Brasília, Paranaguá e Porto Alegre.

O evento contou com a presença do Reitor da Universidade, Dr. Germano Rigacci Júnior, acompanhado do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David. Também estiveram presentes o prefeito Dário Saadi; o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; a diretora-executiva da Fundação Educar, Isabela Paschoal; o diretor da Fundação Feac, Renato Nahas; a diretora Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Célia Cruz, e conselheiros do Instituto; e a diretora do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, além de representantes de aceleradoras, investidores, empreendedores, docentes e estudantes.

O lançamento dá a largada para o projeto marcante para a cidade, que tem por objetivo oferecer uma estrutura de apoio aos negócios de impacto social e ambiental, com visão sistêmica local e nacional com investimentos que possam deixar um legado de ecossistemas estruturados.

O Reitor da PUC-Campinas, professor Germano Rigacci Júnior, reforçou a importância da parceria, alinhada com a missão e valores da Universidade. “A proatividade e a inovação são valores da nossa Universidade, assim como o desenvolvimento com sustentabilidade e preocupação social. A PUC-Campinas tem compromisso com a produção de conhecimento e com o compartilhamento desse conhecimento de modo inovador. Quando conhecemos o projeto da Coalizão pelo Impacto, entendemos que ele vem ao encontro da nossa missão e do que nós promovemos com os nossos projetos. Isso inspira as nossas atividades diárias e também nos inspira a fazer parte desse projeto”, comenta.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, ressaltou a importância da PUC-Campinas para trazer a Coalizão para a cidade. “Quero parabenizar a PUC-Campinas por ter conseguido que a cidade fizesse parte desses seis municípios que terão esse projeto. Ressaltar a importância de culturas como essa. Muitas vezes empreendedores focam as ações somente no lucro. Quando você foca também em transformação social, sem dúvida é uma iniciativa fantástica”, disse o prefeito.

Os parceiros presentes no lançamento falaram da capacidade da região, uma das maiores produtoras de startups e fomentadoras de pensamento inovador do país, e esperam frutos na sequência do projeto, que por contrato têm a duração de cinco anos.

“Trouxemos parceiros, como a Universidade, aceleradoras, é esse olhar de pensar o impacto coletivo, mas vindo de contextos diferentes que nós buscamos. O olhar sistêmico precisa trazer olhares complementares. A solução de problemas passa por esse olhar mais diverso”, comenta a diretora Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Célia Cruz.

Após a cerimônia de lançamento, a PUC-Campinas a Professora Camila Brasil Gonçalves Campos anunciou uma novidade. Uma área dentro do Espaço Mescla que será dedicada para a Coalizão pelo Impacto. O local recebeu identificação visual, já com o logo do programa. Os parceiros puderam conhecer o espaço no piso térreo do Mescla.

A próxima agenda é a reunião do Núcleo Gestor, que irá desenvolver o plano local para atuação da Coalizão em Campinas. Esse núcleo conta com representantes dos diversos setores da sociedade de Campinas.

Carlos Giacomeli
16 de agosto de 2022