Com a PUC-Campinas entre as instituições participantes, Campinas se destaca em Prêmio Nacional de Inovação

Em premiação organizada pelo Confederação Nacional da Indústria (CNI), município integrou Top 3 na categoria “Ecossistemas de Inovação em Estágio Consolidado”

A PUC-Campinas, representada pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e a Gestora de Projetos de Inovação, Diane Teo de Moraes, participou, na última terça-feira (15), de uma solenidade no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), ocasião em que se comemorou o destaque de Campinas no Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O município foi Top 3 na categoria “Ecossistemas de Inovação em Estágio Consolidado”.

A Universidade, que integra o grupo de atores de inovação de Campinas por intermédio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, sobretudo ligadas à formação e capacitação, esteve entre as instituições que formalizaram a proposta junto à CNI, de forma que Campinas pudesse concorrer ao prêmio. Também fizeram parte desta equipe a Unicamp, a Idea, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

A premiação, que também teve como finalistas o Vale do Pinhão (Ecossistema de Inovação de Curitiba) e o Sri Iguassu Valley (Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná) – vencedor da categoria –, é parte de um movimento da CNI, a Mobilização Empresarial pela Inovação, que busca fomentar a inovação na indústria brasileira. O resultado foi anunciado ontem (15/03), em São Paulo.

Segundo a Gestora de Projetos de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, a inscrição de Campinas ao prêmio se consolidou após extenso compartilhamento de informações entre os atores do ecossistema de inovação de Campinas e região, a fim de entender as principais ações e atividades envolvendo inovação nos últimos dois anos, como colaboração em P&D, coworking, parques tecnológicos, entre outras.

“Participar do prêmio favorece a comunicação com todo o país, no sentido de mostrar a força do ecossistema de inovação de Campinas. O papel que a PUC-Campinas assume na formação, na capacitação de recursos humanos e na transferência de conhecimentos para a sociedade é fundamental para manter esse ecossistema cada vez mais organizado, incentivando a criação de negócios baseados em tecnologias que contribuam para o desenvolvimento social, econômico e científico da região”, afirma Diane.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, as ações conjuntas do poder público e de instituições privadas foram determinantes para esse resultado. “É um orgulho fazer parte desse ecossistema e ver Campinas se destacar internacionalmente com projetos icônicos”, diz a secretária.

Foto: Prefeitura de Campinas

Vinícius Purgato