Coalizão pelo Impacto discute estratégias de fortalecimento do ecossistema

Segunda Reunião Ordinária do Conselho foi realizada no Mescla, no Campus I, e teve a presença de representantes de empresas ligadas ao empreendedorismo com impacto na sociedade e no meio-ambiente

Na manhã desta sexta-feira (26), o Mescla, localizado no Campus I da PUC-Campinas, sediou a segunda Reunião Ordinária do Conselho Local da Coalizão Pelo Impacto em Campinas. A primeira realizada no formato presencial.

Na oportunidade, representantes de várias organizações ligadas a projetos de empreendedorismo com impacto direto na sociedade e no meio-ambiente puderam conversar sobre as estratégias de fortalecimento do ecossistema de impacto local. No encontro estiveram presentes representantes da PUC-Campinas, da 2.5 Ventures, CampinasTech, CasaHacker, Fundação FEAC, Fundação Educar, Fundo Agbara, iAprendi, ICE, Inova Unicamp, NSC (Núcleo Softex Campinas), Phomenta, SENAI, SMDETI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação) e Venture Hub.

“Essa reunião foi bastante importante porque se discutiu muito sobre as possibilidades de as instituições trabalharem juntas em projetos que fomentam o impacto. Isso é muito importante para a Universidade, porque temos em formação pessoas que podem atuar como empreendedoras em negócios de impacto. E essas pessoas passam a contar com uma grande rede de instituições e soluções que elas podem acessar quando estão pensando em negócios de impacto. Esse cenário pode auxiliar nessa tarefa de criação de novos negócios. Nós queremos estimular esse empreendedorismo para os nossos alunos”, comente a Prof. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, Pró-Reitora de Inovação.

Sobre a Coalizão Pelo Impacto em Campinas

A Coalizão pelo Impacto Campinas foi lançada no dia 16 de agosto de 2022, no Espaço Mescla, da PUC-Campinas. A cidade é uma das seis do Brasil a contar com a iniciativa, que tem por objetivo oportunizar e acelerar projetos de empreendedorismo com impacto direto na sociedade e no meio-ambiente. Os outros municípios que já contam com a Coalizão são Belém, Fortaleza, Brasília, Paranaguá e Porto Alegre.

O objetivo da Coalizão, que tem a participação ativa da Universidade, é oferecer uma estrutura de apoio aos negócios de impacto social e ambiental, com visão sistêmica local e nacional com investimentos que possam deixar um legado de ecossistemas estruturados.

Carlos Giacomeli
26 de maio de 2023