CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2024 comemorando 60 anos

O tema escolhido para este ano foi “Fraternidade e Amizade Social”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, em Brasília, na Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social”. Ela chega à sua 60ª edição com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O evento foi precedido de uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. Em seguida, foi realizada a cerimônia de abertura no Auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.

A Campanha da Fraternidade é, desde as suas origens, há 60 anos, em nível nacional, uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Desde o início, em 1962, na arquidiocese de Natal (RN) e, depois, a partir de 1964, em todo o Brasil, a campanha escolhe temas relacionados ao Evangelho que mobilizem os cristãos.

Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a se iluminarem pelo Evangelho que as une como família; e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

Na oportunidade, também foi apresentado um vídeo com a mensagem do Papa Francisco para a Campanha desse ano. “Desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos nesse caminho quaresmal e faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie as pessoas e comunidades dessa querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência”, disse o Papa.

Clique aqui para ver mensagem do Papa Francisco na íntegra

Marcelo Andriotti