Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Clínica Veterinária da PUC-Campinas realiza cirurgia em anta do Bosque

Animal de cerca de 300 quilos foi levado para o Campus II da Universidade

Foi realizada na manhã de terça-feira (6) na Clínica Veterinária da PUC-Campinas uma cirurgia em uma anta do Bosque dos Jequitibás, de Campinas. O animal, de nome Madalena, estava com um tumor no maxilar e com suspeita de estar prenha. Uma equipe, que contou com professores e estudantes do Curso de Veterinária, além de profissionais externos, realizou a operação que demorou cerca de duas horas.

Foi realizada a retirada do tumor, que afetou dentes e parte do osso do maxilar, que será mandado para biópsia. A princípio, o tipo não parece maligno, mas tinha um crescimento acelerado e sua retirada total era necessária.

A retirada do tumor foi considerada um sucesso e o animal foi levado novamente para o Bosque, onde será acompanhado no período de recuperação. Também será verificado se ela conseguirá se alimentar normalmente após o procedimento ou se será necessário adaptar a ração oferecida para facilitar a matigação.

O ultrassom foi realizado durante a operação e não constatou a gestação. Madalena tem cerca de 15 anos, já teve filhotes no período em que está no Bosque, e pesa cerca de 300 quilos. Uma empresa especializada em transporte de animais selvagens foi contratada para levar a anta do Bosque para o Campus II da PUC-Campinas e levá-la de volta.

A Veterinária da PUC-Campinas faz uma série de parcerias com a Prefeitura de Campinas. Além de atender animais do Bosque, também participa de campanhas de castração, de vacinação e de microchipagem de cães e gatos. A clínica também atende animais de moradores da comunidade externa. Uma nova clínica, instalada próxima ao Shopping Iguatemi, também começará a funcionar em breve para atender a região.

Atendimento

A Clínica Veterinária PUC-Campinas oferece serviços de consultas, exames e cirurgias para pequenos e grandes animais para o público externo. Os atendimentos pagos são realizados por veterinários e docentes de diversas disciplinas e a clínica fica no Campus II da Universidade, Av. John Boyd Dunlop, sem número, Jd. Ipaussurama.

São realizadas desde consultas simples até exames laboratoriais, de imagens e cirurgias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h, sempre com horário agendado.  Os contatos podem ser feitos pelo telefone (19) 3343-5700.

Também serão oferecidos diversos tipos de cirurgia com docentes e especialistas terceirizados. A clínica possui três centros cirúrgicos, sendo dois para pequenos animais e um para grandes animais. Os centros são equipados com aparelhos de anestesia inalatória, bombas de infusão, ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos, ultrassom para retirada de tártaros, bisturis elétricos, doopler vascular, câmeras de alta resolução e equipamento de áudio conferência.



Marcelo Andriotti
6 de junho de 2023