Clínica Veterinária é inaugurada no Campus II da Universidade

Além de aprimorar experiência prática do aluno, espaço fará em breve atendimento de animais da população em geral

A PUC-Campinas inaugurou na tarde de terça-feira, dia 4 de fevereiro, no Campus II, uma Clínica Veterinária destinada ao atendimento de animais da comunidade universitária e, em breve, da população em geral. O estabelecimento veterinário estará apto a realizar procedimentos de pronto atendimento, exames laboratoriais, diagnósticos de imagem e serviços especializados, tais como radiologia e ultrassonografia.

Estiveram presentes na cerimônia o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom João Inácio Müller, o Reitor e Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Pró-Reitores, diretores de Centro e de Faculdade, estudantes e autoridades locais, como os secretários municipais de Campinas Rogério Menezes, da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e André Von Zuben, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo.

Dom João Inácio enalteceu a importância do espaço não apenas por sua característica formativa, mas principalmente pela contribuição no cuidado com os animais. “Parabenizo a comunidade acadêmica por essa realização. É grande avanço e ganho para a nossa Faculdade de Medicina Veterinária, e mostra respeito e justa consciência para com os animais, criaturas queridas por Deus e por ele criadas com amor. Essas criaturas são via de aproximação e diálogo de Deus para conosco”, afirmou.

A clínica, que também será utilizada por estudantes de Medicina Veterinária da Universidade em atividades práticas, contará com profissionais contratados, docentes e médicos veterinários em processo de aprimoramento profissional. Os atendimentos aos animais – de pequeno e grande portes, silvestres e aves – deverão ser custeados pelos proprietários com base no tipo de procedimento realizado, levando em consideração os preços adotados na região de inserção do serviço.

“O espaço integra o projeto pedagógico na dimensão da formação prática, do saber fazer que é tão importante ao aprendizado de um veterinário. Também atenderá a comunidade local em respeito ao apoio e execução de programas de saúde pública, melhorando o padrão sanitário da população atendida”, destacou o Reitor.

Com o objetivo de se tornar um centro de referência não só na região, mas no país, a Clínica Veterinária da PUC-Campinas dispõe de infraestrutura moderna em área construída de quase 1700 m². A unidade conta com áreas reservadas para os animais suscetíveis a estresse, embarque e desembarque aos animais de grande porte, sala para atendimentos emergenciais e ambulatórios integrados.

Além de um setor específico para diagnóstico de imagens e salas destinadas a diversos exames como endoscopia, ultrassonografia, eletrocardiografia e oftalmológicos, o local possui centros cirúrgicos equipados com câmeras de alta definição voltadas à transmissão e registro de imagens dos procedimentos, bem como áreas protegidas para evitar lesões nos animais no decorrer dos processos de indução e derrubamento.

Diretor do Centro de Ciências da Vida (CCV), o Prof. Dr. Gustavo Henrique da Silva enfatizou, ainda, a existência de laboratório de análises clínicas para a realização de exames de urina, parasitológicos, microbiológicos e hematológicos, tornando a clínica um ambiente completo para o tratamento dos animais. “A proposta é ofertar atendimento clínico, cirúrgico, laboratorial e de emergência com eficiência e qualidade, apoiando a execução de programas de saúde pública e sanidade animal e contribuindo para a valorização do animal pelo homem”, disse.

“A nossa atenção se volta aos novos desafios a partir desse momento. Quero que esse espaço, mais que um espaço moderno e bem equipado, permita que venhamos oferecer à comunidade de Campinas e região um serviço de boa qualidade”, destacou o Prof. Dr. João Flávio Panattoni Martins, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária. Emocionado, ele ainda agradeceu aos estudantes e manifestou confiança no trabalho que vão desenvolver após a formação.

A Clínica Veterinária da PUC-Campinas fica localizada no Campus II da PUC-Campinas e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Vinícius Purgato
5 de fevereiro de 2020