Clínica de Odontologia ganhará aplicativo para agilizar processos de atendimento

Software foi produzido por meio de uma parceria entre PUC-Campinas e a empresa Ativy e ajudará pacientes e estudantes no agendamento de consultas

A PUC-Campinas, em parceria com a empresa Ativy, desenvolveu um aplicativo que promete transformar a rotina da Clínica de Odontologia, localizada no Campus II da Universidade. Ele permite que todos os processos – agendamento de consultas, cadastro de pacientes, confirmação de agendamento, cancelamento de consultas, alteração de datas de atendimento – possam ser realizados em uma única plataforma, de forma online.

A solução, que deve estar em operação já no ano que vem, irá facilitar o processo e otimizar o funcionamento da Clínica, que hoje realiza vários procedimentos administrativos de forma física, preenchendo formulários off-line, em papéis, e depois cadastrados no sistema. O desenvolvimento contou com representantes da empresa, professores de engenharia de Software, Engenharia de Computação –  a Profa. Me. Silvia Cristina de Matos Soares, diretora da Faculdade de Análise de Sistemas e o Prof. Me. Ivan Granja – além do Design Digital da PUC-Campinas, representado pelo Prof. Dr. Tomas Guner Sniker. Na produção, atuaram estudantes dessas áreas dentro da Universidade.

“A gente notou que havia uma dor que era o agendamento na Clínica. A pessoa vem mesmo para consulta? Essa pessoa está perto ou longe? Está confirmado? A partir dessas questões, nós decidimos o que seria o projeto, para melhorar e humanizar o atendimento, trazendo nosso conhecimento em desenvolvimento de software, melhores práticas e modelo de negócios. Nós fomos para o Campus II, acompanhamos a dinâmica e todo o processo e procuramos saber como poderíamos levar mais informação para otimizar essa agenda”, explica Robson Cunha Luis, Diretor de Inovação do Grupo Ativy.

“Com a pandemia, começou a se usar bastante o WhatsApp. Mas era uma quantidade gigantesca de informações. A gestão desse cenário não é simples. E nós pensamos como a tecnologia podia ajudar nesse processo, fazendo tudo ficar acessível em uma tela só”, completa Talita Fernandes, coordenadora da Área de Inovação da empresa.

Um dos exemplos dos processos que serão otimizados é o de cancelar consulta. Hoje, é necessário que a secretaria ligue confirmando o horário. Assim que estiver em operação o aplicativo, o paciente poderá acessá-lo no celular e cancelar o agendamento. No mesmo momento, a secretaria e o aluno que realizaria o atendimento já terão acesso à informação. A solicitação de atendimento por parte dos alunos, que até hoje é feito preenchendo um formulário físico, também poderá ser realizado totalmente dentro do aplicativo.

Outro ponto que deve ser importante com a implantação do aplicativo é, em caso de cancelamento de um paciente, a possibilidade de se localizar um outro paciente que possa ser atendido no horário, com um perfil semelhante de necessidade e distância ao que não pode comparecer.

“O recurso irá facilitar e agilizar a comunicação entre a recepção e os pacientes, além de melhorar a integração via sistema entre alunos, pacientes e recepção”, explica Douglas Arelano Ferreira, Responsável Técnico das Clínicas Odontológicas.

A facilidade já faz com que a Universidade projete o uso de tecnologia semelhante em outras áreas. “A ideia é também expandir, com adaptações, para outros serviços de saúde em um segundo momento, para permitir que um usuário do sistema possa acessar as consultas. Existe uma porcentagem de pessoas que desistem da consulta e a ideia é minimizar o impacto. O App permitirá também que o aluno solicite um novo paciente quando terminar o atendimento. A ideia é otimizar o atendimento nesse primeiro momento”, comenta o professor Ivan Granja.

O trabalho realizado em parceria agradou os dois lados. Para a Profa. Me. Silvia Cristina de Matos Soares, o trabalho ajuda o aluno a assimilar o conteúdo e se aproximar do mercado. “A participação dos alunos é importante para qualquer projeto que envolva a sociedade. É importante tanto para o aprendizado, já que ele pratica o que ele estuda nas disciplinas, quanto para o mercado, que começa a conhecer os alunos que estão sendo formados. Isso agrega valor tanto para os alunos quanto para o mercado. E o Mescla aproxima esse aluno do mercado, possibilitando que empresas conheçam nossos alunos não apenas por uma entrevista, mas por um projeto que é desenvolvido em uma parceria”, acrescentou a diretora.

Quem participou ativamente dessa construção foi o aluno Vitor Ferrara Conti, de Engenharia da Computação. Ele reforça a importância do processo no crescimento profissional. “Foi uma experiência diferente. Na Universidade vemos muito embasamento, aprendemos a ter uma visão ampla de tecnologia. E entrar nesse projeto foi ter uma experiência de mercado em uma empresa. Nós tivemos toda a parte de gestão, levantamento de requisitos, definição de escopo e desafios técnicos”, pontua o estudante.

O aplicativo passará agora por uma nova fase de testes e aperfeiçoamentos para entrar em funcionamento em 2023. A novidade é mais um exemplo da atuação do Mescla dentro da PUC-Campinas, de olho a promover integração interdisciplinar e uma experiência com o mercado.

“Nós temos um bom case do que o Mecla se propõe a fazer: um projeto multidisciplinar que tem uma dor que é real e que conseguimos dentro desse projeto, com aluno, professor, empresa e usuário, desenvolver uma solução que tem impacto real para a população. E durante todo o processo, consegue permitir aos alunos uma experiência e vivência de um projeto real. É um case completo de todas as ações que tentamos promover aqui no Espaço Mescla, que é abrir mais a Universidade e trabalhar com desafios reais”, reforça Diane Teo de Moraes, Gerente de Projetos de Inovação da PUC-Campinas.

Carlos Giacomeli
16 de dezembro de 2022