CIAPD promove evento focado na inclusão de pessoas com deficiência

IV Encontro Interdisciplinar do CIAPD é gratuito e aberto ao público; evento visa abrir oportunidades de inserção no mercado de trabalho

A PUC-Campinas realiza, no dia 11 de dezembro, das 8h às 17h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, o IV Encontro do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), que completou, em outubro, 27 anos de serviço às pessoas com deficiência (PCDs) com o oferecimento de atividades que visam à inclusão social.

O evento, destinado ao público externo – sobretudo empresas, escolas, entidades e órgãos governamentais –, é gratuito e contará com a participação de representantes da Gerência Regional do Trabalho em Campinas, que abordarão temáticas relacionadas à inclusão de PCDs, em especial no mercado de trabalho. Um dos objetivos do encontro, inclusive, é propor parcerias às organizações da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o alcance e superação das metas relativas à contratação e retenção de pessoas com deficiência.

De acordo com a Lei de Cotas (nº 8.213/91), as empresas com 100 ou mais funcionários estão obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Contudo, as barreiras à inserção ao mercado de trabalho continuam sendo expressivas: segundo os dados apurados junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), houve um aumento de 45%, entre 2016 e 2018, nos procedimentos instaurados contra empresas que descumprem as exigências legais.

Para interromper este ciclo de desigualdade, e assumir uma posição de colaboração frente aos desafios impostos às políticas públicas, O CIAPD oferece gratuitamente à comunidade cursos de atualização e capacitação. Atualmente, sete modalidades de oficinas estão disponíveis para a participação de PCDs: Treinamento de Habilidades Profissionais; Empregabilidade; Jogos e Modalidades Esportivas; Empreendedorismo; Geração de Renda; Orientação de Pais e/ou Responsáveis; e Acompanhamento de Carreira.

Além do trabalho desenvolvido por meio destas atividades socioeducativas, que já beneficiou mais de oito mil pessoas ao longo de quase três décadas, cerca de 200 empresas da RMC receberam cooperação técnica para adequar suas operações à chegada de PCDs.

Os interessados em participar do IV Encontro Interdisciplinar do CIAPD devem se inscrever pelo site www.puc-campinas.edu.br/eventos ou enviar um e-mail para ciapd@puc-campinas.edu.br

Vinícius Purgato
5 de dezembro de 2018