Cesta básica volta a registrar queda em outubro e alcança segundo menor valor desde início de estudos

Valor chegou a R$ 690,91, queda de 0,45%. Valor corresponde hoje a 52,3% do salário mínimo

O preço da cesta básica em Campinas apresentou queda e alcançou o valor de R$ 690,91 em outubro, segundo estudo realizado pelo Observatório da PUC-Campinas, coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa com assistência de Ana Clara Brilha da Silva. Este é o segundo menor valor desde o início das medições do Observatório, em setembro de 2022.

O valor corresponde hoje a 52,3% do valor atual do salário mínimo. Ou seja, o salário necessário para suprir com três cestas uma família de dois adultos e duas crianças seria de R$ 2.073,00.

Confira o estudo completo, com todos os índices e análise, clicando aqui.

Prof. Me. Pedro de Miranda Costa coordena o estudo

O estudo mostra redução, porém, há de se destacar a importante alta de alguns produtos, como a batata (26,97%), o açúcar (4,66%) e o arroz (4,39%).

Neste mês, o observatório também traz a variação acumulada em um ano. Entre os destaques, o açúcar, que apresentou a maior alta em um ano: 10,63%. Em contrapartida, o óleo somou a maior queda de preço do período: queda de 30,36%.

Ainda segundo o material, a Cesta Básica em Campinas, em comparação com as 17 capitais apuradas pelo DIEESE, ocupa a 5ª posição como a mais cara do país, atrás de Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.

Carlos Giacomeli
14 de novembro de 2023