Sobre o Núcleo
Criado, em 1987, como “Grupo de Dança”, em 2020, esta linguagem artística passou a compor o Núcleo Artístico Experimental (NAE’s) do Centro de Cultura e Arte (CCA).
Oferecida aos alunos, funcionários da Instituição e aos interessados da comunidade externa tem como foco a difusão/interação desta arte, nos Campis, com o intuito de contribuir com a formação e o aprimoramento do integrante como cidadão crítico e reflexivo da sua realidade, de forma a estimular o seu potencial criativo e expressivo.
O Núcleo Dança está sob a responsabilidade do coreógrafo Rafael Barzagli.
Inscrições
Não são exigidos conhecimentos prévios de dança, nem experiência anterior na atividade.
Interessados deve efetuar sua inscrição dentro do prazo estabelecido. Vagas limitadas, por ordem de inscrição. O contato será realizado pelo coreógrafo, através do e-mail registrado.
Vagas – 15 por ordem de inscrição. O 16º inscrito estará automaticamente na Lista de Espera e será convocado a partir da liberação de vagas.
Ensaios – acontecem remotamente aos Sábados das 10h – 12h (obrigatório) e ao menos mais um dos seguintes horários:
Segundas-feiras, das 18h30 às 20h. Quartas-feiras, das 14h às 15h30. Quintas-feiras, das 18h30 às 20h. Sextas-feiras, das 14h às 15h30.
É necessário ter acesso à Internet.
Orientações
Haverá reunião inicial com as novas integrantes do NAE-Dança para confirmação de inscrição, a ser marcada a partir do contato de e-mail do coordenador. Providenciar para os ensaios um mínimo de espaço que julgar necessário para se mover, roupas leves e que permitam movimentos amplos.
Contato
Comunicação: (19) 3343-5810
Secretaria: (19) 3343-5806
E-mail: cca.danca@puc-campinas.edu.br
Contato
FOTOS
Critérios gerais de seleção por grupo artístico
Será feita uma avaliação sobre:

Fundamentos da dança
em seus vários estilos;

Noção de ritmo, a técnica apresentada
no estilo escolhido da performance;

Percepção de espaço e a
coordenação motora.
Edições
Atividades, participações, vídeos
Acompanhe
9º Momento Artístico – bastidores do Grupo de Dança, veja o vídeo;
“Arte no Parque” – veja o vídeo e a reportagem.
4º Oficina de vivência e prática corporal
23.09.2010
sala 215 do Campus Central, às 14h
Oficinas – Cultura Popular ” Essa Roda da Folia” – Arte-educador: Alceu José Estevam
Danças Circulares – Arte-educadora: Mairany Gabriel.
Veja o programa
11º Encontro de Dança do CCA, 2009
24/09/209
performances na Escadaria da Catedral metropolita de Campinas, às 17h e perfomances no Pátio dos Leões, às 18h30
5ª Oficina de vivência e prática corporal
22.09.2011
“ESSA RODA DA FOLIA” e DANÇAS CIRCULARES
Veja a programação.
12º Encontro de Dança do CCA
23/09/2010 – Catedral(escadarias) e Campus Central
O evento aconteceu nas escadarias da Igreja Catedral de Campinas das 17h até 17h30minh e na PUC CENTRAL, no Pátio dos Leões às 18h30min as 19h20minh.
Participantes: Grupo de Dança e Teatro Popular Urucungos, Puitas e quinjêngues; Projeto dança e Cidadania; Cia Eclipse Cultura e Arte; Grupo de Dança Primavera e Grupo de Dança do CCA.
6ª Oficina de vivência e prática corporal
27.09.2012, às 15h00 (Campus Central)
Básico de Dança de Salão e Cirandando
Básico de Dança de Salão – Donata Luz, sala 215 – 15h00
Cirandando – Roberto Harari, sala 215 – 16h00.
13º Encontro de Dança do CCA
22/09/2011 – Campis Central e 1
O Encontro, cujo tema será “Fazer conhecer textos e poesias de grandes escritoras brasileiras sobre a mulher do século XX”, tem como objetivos estimular as formas inovadoras da dança, além de buscar contribuir com o intercâmbio de professores de ensino médio, estudantes de dança, dançarinos, coreógrafos e amantes da dança em geral, por meio da socialização de suas produções artísticas.
7ª Oficina de vivência e prática corporal
dança de salão e dança circular, 26/09/2013.
Parte integrante do Encontro de Dança as oficinas possibilitam a troca de experiências sobre a práxis da dança e ampliam as reflexões sobre o fazer artístico dentro da Universidade.
Galeria de Fotos
15º Encontro de Dança e 7ª Oficina de vivência e prática corporal
15º Encontro de Dança do CCA
Performances de grupos de dança pelos Campi
O encontro objetiva divulgar a Dança em toda a sua essência por meio da difusão de seu conteúdo artístico e cultural e incentivar a pratica desta modalidade.
Grupo Primavera
A coreografia é resultado de pesquisa do Núcleo de Dança da Cia Florada de Dança, cujo processo criativo se pautou na observação constante das dançarinas no meio onde estão inseridas, tendo como foco a corporalidade do ser humano em diferentes situações da vida.
Veja o CARTAZ, a PROGRAMAÇÃO e a GALERIA DE FOTOS.
14º Encontro de Dança do CCA
27.09.12, às 18h20 (Central), às 20h20 (Campus I)
Participantes:GRUPO DE DANÇA DO CCA – Coordenador: Vanderlei Falcão;
PRODANÇA – Coordenadora: Walkiria Coelho; CIA DE DANÇA – Coordenadora: Lúcia Teixeira; GALPÃO1 DE HIPHOP DANCE – Coordenadora: Mary dos Santos; ABAMBA Associação Benfeitores de Meninos Bailarinos e Atores – Coordenador: Beto Regina.
Veja o PROGRAMA e a GALERIA DE FOTOS
Oficina de Dança – Modalidade Jazz, com Augusto Carlos*
Estimular a criatividade, a autoconfiança e desenvolver a troca de metodologias diferentes para uma mesma modalidade; diversificar o trabalho técnico dos integrantes do grupo artístico de dança; capacitar os integrantes do grupo no Jazz.
*Augusto Carlos – Formado em dança clássica, tendo como mestres Toshie Kobayashi, Nilson Soares, Ismael Guiser, Jorge Penha, Ronaldo Martins, Ricardo Scheir, Roseli Rodrigues, Dinah Perry, Joyce Kermann, entre outros. Foi integrante como bailarino no Raça Cia de Dança por 10 anos, estagiou na Cia Cisne Negro e Ballet Guaíra. Atua como professor, coreógrafo e jurado por todo o Brasil e exterior. Conquistou diversas premiações. Parceiro e professor do curso de férias internacional de dança Faces Ocultas em Salto/SP, com direção de Arilton Assunção.
XVIII Encontro de Dança
O evento foca na difusão da dança no meio universitário e comunidade campineira, possibilitando a criação de plateias para esta vivência artística
Jubileu de Dimante – performance do Grupo de Dança do CCA, 2016
Criação de um espetáculo, a partir de temática específica, o que favorecerá o trabalho integrado de todo o grupo;
O evento busca a difusão da dança no meio universitário e comunidade campineira, possibilitando a criação de plateias para esta vivência artística.
Lindy Hop é uma dança de origem afro-americana, que surgiu entre os anos de 1920 e 1930 na periferia de Nova York. Muito divertido e contagiante, pode ser dançado sozinho, em pares e em rodas. Através da sua riqueza coreográfica e seus passos aéreos, ela influenciou diferentes estilos com rock and roll e swing dances.
Oficina de Dança: Lindy Hop
O evento foca na difusão da dança no meio universitário e comunidade campineira, possibilitando a criação de plateias para esta vivência artística.
Participaram do evento a Academia Vip/Centro de Dança; Grupo Amare Prahma, Cia de Dança de Campinase o Grupo de Dança do CCA – veja o programa
05/11/15, às 19h30 – Aud. D. Gilberto, Campus I.
A performance “Brasil que Dança”, traz coreografias livres e criativas, acompanhadas por canções de Tom Jobim, Cartola, Vinícius de Moraes, Tim Maia entre outros compositores. As coreografias incentivaram o bailarino a ousar em um trabalho com as linhas do Jazz e da dança contemporâneo, resultando em perfomances cênicas e dinâmicas.
(inscrição – encerradas)
Finalidade estimular a criatividade, a autoconfiança e desenvolver a troca de metodologias.Podem participar alunos, professores, funcionários e interessados da comunidade externa.Dica, trajar-se com roupas apropriadas para prática corporal. Inscreva-se (encerrado)
O Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas promoveu no último sábado, uma atividade para a comunidade interna e externa, com o objetivo de estimular a prática de dança. Confira na reportagem da TV PUC-Campinas.
21/05/2015, às 19h30 – Campus I, Aud. D. Gilberto
16º Encontro de Dança do CCA, PUC-Campinas.
Entrada Franca (vagas limitadas, inscreva-se)
O evento tem foco “na difusão da dança no meio universitário e comunidade campineira, possibilitando a criação de platéias para esta vivência artística.
Programação:
Grupo de Dança do CCA; Cia. de Dança de Campinas e VIP – Centro de Dança.
O evento apresentou coreografias e performances variadas, nas modalidades livre, clássico, dança de rua e ballet contemporâneo. Confira no programa
1º PUC Jazz e 16º Encontro de Dança movimentaram a Universidade.
O evento terá como tema fundamental a cultura juvenil da década de 1950, marcada pela presença do rock, como gênero musical da juventude daquela década e dos períodos seguintes.
SERVIÇO
09/12/2014, às 20h20, Praça de Alimentação, Campus I
Estimular a criatividade, a autoconfiança e desenvolver a troca de metodologias diferentes para uma mesma modalidade;
Diversificar o trabalho técnico dos integrantes do grupo artístico de dança.
Capacitar os integrantes do grupo no Jazz.
A intenção é difundir dança contemporânea para interessados, com experiência prévia, em específico aqueles que apreciam a dança contemporânea e/ou de outras formas de expressão corporal.
Considerando o histórico corporal do participante, o curso tem a intenção de proporcionar, a partir de técnicas com foco em movimentos que usem princípios de alavanca, movimentos utilizando o suporte interno do sistema muscular conectado ao centro do corpo (região abdominal).