Carrinhos elétricos são desenvolvidos por alunos na 3ª Maratona da Faculdade de Engenharia Mecânica

Competição, que teve provas de regularidade, rampa e velocidade, deve voltar a ocorrer em dezembro

A Faculdade de Engenharia Mecânica realizou no último sábado, 26 de outubro, a já tradicional maratona voltada ao desenvolvimento de carrinhos elétricos. A 3ª edição, realizada por alunos do 1º ano, contou com a participação de três equipes, que colocaram seus produtos à prova em modalidades de regularidade, rampa e velocidade.

Nesta ocasião, o desafio não esteve atrelado à disciplina de “Introdução à Engenharia”, sendo a participação voluntária por parte dos estudantes, que receberão 20 horas complementares por realizar a atividade. No entanto, todos os conceitos teóricos foram revistos durante a produção dos carrinhos, que ocorreu fora da Universidade por aproximadamente dois meses.

O Prof. Dr. Marcos Carneiro da Silva, diretor do Curso de Engenharia Mecânica e orientador dos alunos no desenvolvimento das tarefas, enalteceu a qualidade dos trabalhos apresentados, que se mostraram superiores em relação às edições anteriores, principalmente pelas características mais tecnológicas, como o uso de marchas e sensor de estacionamento.

“É a primeira grande aula de engenharia, que não existe sem realização de testes. Estou surpreso positivamente pelo nível de envolvimento, engajamento e qualidade dos carrinhos feitos nesta edição, que tiveram bom desempenho na parte de freios, troca de marchas e uso de tecnologias eletrônicas”, destacou o docente.

Devido à alta qualidade dos protótipos, a Faculdade de Engenharia Mecânica estuda promover no mês de dezembro, desta vez aberta a toda comunidade acadêmica, uma nova maratona para exibir os carrinhos já com os ajustes recomendados. Além disso, a proposta do Curso é manter os estudantes atualizados em relação aos carros elétricos, que estão se tornando uma realidade cada vez mais presente na sociedade.

*Por Thainá Biasotto – estagiária sob supervisão do Departamento de Comunicação (DCOM)

Vinícius Purgato
30 de outubro de 2019