Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, a campanha será realizada de 25 a 27 de novembro, no Campinas Shopping, e terá uma réplica gigante do intestino aberta à visitação pública.

Profissionais do Hospital e Maternidade Celso Pierro, com apoio de alunos e professores do cursos da área de Saúde da PUC-Campinas, realizam, entre os dias 25 e 27 de novembro, uma campanha com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a prevenção e o tratamento dos vários tipos de câncer. As ações da campanha serão realizadas no Campinas Shopping, das 12h às 22h – (no domingo, dia 26, até às 20h), com exposição gratuita e aberta ao público. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). O Campinas Shopping fica na Rua Joyce Ferreira Carmargo, 940, Jardim do Lago.

A campanha abordará principalmente o câncer colo retal, que abrange tumores que atingem o cólon (intestino grosso) e o reto. Trata-se de um tipo de câncer crescente no Brasil, principalmente na Região Sudeste. Acomete tanto homens como mulheres. “Daremos atenção especial a este tipo de câncer principalmente por ser evitável, já que são conhecidas os fatores que o causam. Detectados precocemente, 100% dos casos são curáveis “, explica o professor da Faculdade de Medicina Joaquim Simões Neto, coordenador da campanha.

“As estimativas de incidência de câncer no Brasil para 2006, publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer, apontam o câncer de colo retal como o quinto tumor maligno mais freqüente entre homens, com 11.390 casos novos, e o quarto entre as mulheres, com 13.970 casos novos. A maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos de idade, mas as possibilidades de desenvolvimento já aumentam a partir dos 40 anos”, completa Joaquim.

No evento será exibida uma réplica gigante do intestino, com 27 metros de extensão, 3 metros de largura e 3 metros de altura, por meio da qual os visitantes poderão observar as diversas patologias e receber informações sobre a prevenção. A intestino gigante, construído pela Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer do Intestino (Abrapeci), já foi exposto em diversas cidades brasileiras: São Paulo, Recife, Vitória, Rio de Janeiro, Goiânia, Maceió, Belo Horizonte, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Fortaleza e visitado por cerca de 50 mil pessoas.

A campanha conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, que encaminhará na segunda-feira (27 de novembro), crianças do ensino fundamental de cinco escolas de Campinas para visitar o evento.

Funções e sintomas do câncer de intestino

O intestino grosso tem por função reabsorver água. Suas células epiteliais secretam muco, o qual lubrifica a massa de resíduo alimentar, absorvendo água e formando as fezes a serem eliminadas do organismo. Os tumores de intestino, em geral, crescem de forma silenciosa. Estes sintomas podem aparecer quando estão mais desenvolvidos e nas fases iniciais: sangramento anal, sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarréia e constipação alternados), vontade freqüente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia, sensação de gases ou distensão e perda de peso sem causa aparente.

Alimentação e vida saudáveis são os principais aliados para a prevenção da doença. A recomendação é aumentar o consumo de fibras, frutas e vegetais frescos e diminuir o consumo de gordura, álcool e fumo.

O exame mais importante para a detecção precoce do câncer do intestino grosso é o proctológico, que deve ser complementado pelo exame colonoscópico, nos indivíduos de risco ou com sintomas intestinais. Este tipo de exame deve ser iniciado a partir dos 50 anos. As pessoas com antecedente pessoal ou familiar de pólipos benignos, câncer do intestino, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, câncer de mama, ovário ou útero devem procurar o médico regularmente.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco são: idade a



Portal Puc-Campinas
23 de novembro de 2006