A PUC-Campinas, sempre preocupada com o desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), acrescenta novos assuntos ao Boletim Econômico, produzido por professores do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Economia e Administração (CEA). A partir deste mês, o Boletim passa a ser mensal, além de desenvolver pesquisas na área de finanças públicas, criar as “seções de indicadores” conjunturais da RMC e trazer sempre um “Assunto em foco”, que abordará assuntos atuais na área de economia. Atualmente, o Boletim realiza pesquisas na área de emprego e comércio exterior.

No lançamento do novo Boletim, haverá uma coletiva de imprensa, quando cada pesquisador apresentará o conteúdo de cada pesquisa e os dados relevantes para a RMC. O evento ocorre nesta quarta-feira, dia 24, às 10h30, no prédio da Reitoria, Campus I.

A pesquisa na área de finanças públicas será feita pelo professor Pedro de Miranda Costa e tem como objetivo analisar os repasses estaduais feitos aos municípios da RMC. Os principais tributos a serem analisados são: Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS); Fundo de Exportações, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Compensações por atividades de explorações diversas e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotor (IPVA). A pesquisa será realizada com informações disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O índice de participação de cada município, que estabelece o percentual de repasse em determinado ano, é calculado com base no desempenho apurado nos dois anos anteriores.

A seção “Indicadores Conjunturais” terá a orientação do professor Fábio Iaderozza e tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho da atividade industrial, de emprego, do balanço de pagamentos, o acompanhamento do nível de preços, da taxa SELIC e da taxa de câmbio. Os dados serão analisados a partir das informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Central do Brasil.

O novo Boletim Econômico traz, ainda, a seção “Assunto em Foco”, espaço para os professores debaterem temas relevantes na esfera econômica. A escolha dos assuntos em discussão será feita pelo comitê editorial do Boletim Econômico.

A edição mensal do Boletim Econômico pode ser encontrada no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa. Os jornalistas interessados em participar da coletiva devem enviar e-mail para anasouza@puc-campinas.edu.br ou entrar em contato pelo telefone: (19) 3343-7147.

Evento: Coletiva de Imprensa – Boletim Econômico
Data: 24 de junho
Local: Prédio da Reitoria, sala 3. Campus I
Endereço: Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades.

22 de junho de 2009