Os dados do Boletim Econômico – Acompanhamento Comércio Exterior, referente ao mês de fevereiro, indica um crescimento de aproximadamente 21% na exportação de bens em relação a janeiro de 2010 na Região Metropolitana de Campinas (RMC). No acumulado do ano, janeiro e fevereiro, a exportação cresceu 13,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A recuperação na exportação só não ocorre em 5 municípios da RMC: Jaguariúna, Vinhedo, Cosmópolis, Santa Barbara e Artur Nogueira. Destacam-se como destinos das exportações da RMC, neste início de 2010, a Argentina e o México; e como produtos mais exportados destacam-se os bens da indústria automotiva e produtos químicos.

De acordo com a pesquisa, fevereiro teve um bom crescimento da exportação da RMC em relação a janeiro de 2009, expansão de 20,7% e um pequeno decréscimo nas importações, da ordem de 1%. Os dados comparados com fevereiro de 2009 também se mostram bons, com a exportação tendo apresentado crescimento de aproximadamente 12% e a importação de 33%.

Os dados demonstram a recuperação que esta ocorrendo no fluxo de comércio exterior da RMC, no entanto, os valores ainda são inferiores aos comercializados em janeiro e fevereiro de 2008.

Espera-se que, ao longo de 2010, o crescimento do comércio exterior restabeleça os valores obtidos com as vendas externas no ano de 2008. Ao longo de 2009, o comércio exterior da RMC procurou se ajustar, depois da crise no final de 2008, com as vendas externas direcionando-se mais para os países da América do Sul.

No acumulado do ano, comparando janeiro e fevereiro de 2010 com janeiro e fevereiro de 2009, também observamos crescimento do comércio externo, a exportação cresceu 13,3% e a importação cresceu 8,9%. Os dados do Boletim Econômico da PUC-Campinas Acompanhamento Comércio Exterior é produzido pelo professor Adauto Roberto Ribeiro do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas. A pesquisa completa está disponível no portal www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

17 de março de 2010