Os dados do Boletim Econômico – Acompanhamento Comércio Exterior, referente ao mês de maio, apontam que as exportações de bens da Região Metropolitana de Campinas (RMC) aumentaram 7,6% em maio em relação ao mês de abril. A importação diminuiu 3,1%. No acumulado do ano, a exportação já apresenta um aumento de 20,2% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a maio de 2009). No acumulado do ano (janeiro a maio) a importação apresentou crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O desempenho exportador do mês e do acumulado do ano foi resultado do crescimento das exportações na maioria dos municípios da RMC e da expansão das vendas externas de um grande número de setores econômicos, mais especificamente, do bom resultado exportador da indústria automotiva, química e siderúrgica, setores que vem se destacando na exportação de bens.

Em maio, 12 dos 19 municípios da RMC apresentaram crescimento das exportações e no acumulado do ano 15 dos 19 municípios aumentaram suas exportações. Dentre os dez municípios com mais comércio externo, apenas Jaguariúna diminuiu sua exportação, observando os dados de janeiro a maio. Por outro lado, Indaiatuba, Sumaré e Americana estão em franca expansão nas suas exportações.

A pesquisa ainda destaca um maior crescimento das vendas para o mercado externo esbarra na valorização da moeda brasileira, que diminuiu a competitividade do produto local no exterior, e dos problemas de custos de produção internos, além do bom momento vivido pelo crescimento do consumo no Brasil que tem atraído a atenção das empresas para o mercado interno.

Da mesma forma, como resultado da crise, ocorreu uma maior concentração das exportações para a América do Sul e América Latina, resultado de uma logística exportadora mais favorável. As exportações recuaram para os Estado Unidos e para a Venezuela, fruto de crise econômica e política nestes países, respectivamente.

Os dados do Boletim Econômico da PUC-Campinas Acompanhamento Comércio Exterior é produzido pelo professor Adauto Roberto Ribeiro do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas. A pesquisa completa está disponível no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

Atendimento à Imprensa:
Ana Paula Moreira