Grupo PET Biologia da PUC-Campinas promove plantio de árvores em Joaquim Egídio nesta quarta-feira, 28/11, com alunos de terceira série do Ensino Fundamental

O Programa de Educação Tutorial – PET Biologia da PUC-Campinas realiza um trabalho de educação ambiental, intitulado “Projeto Plantar”, com os alunos da Escola Estadual Professora Rosina Frazatto dos Santos desde novembro de 2005. Este ano, 360 espécies nativas serão plantas para recompor uma nascente da Fazenda Santa Helena, no distrito de Joaquim Egídio. Participarão da atividade cerca de 110 alunos da escola com a orientação de 18 monitores – entre alunos e professores da Faculdade. A atividade ainda contará com a colaboração e orientação do engenheiro agrônomo José Carlos Perdigão, diretor da ONG Jaguatibaia. O projeto será realizado em duas etapas.

Na primeira etapa, os petianos, como são conhecidos os integrantes do grupo, ministrarão, no dia 26/11, aulas de educação ambiental para os alunos da terceira série do Ensino Fundamental, expondo conceitos sobre a Mata Ciliar e a importância de sua conservação.

No dia 28/11, quarta-feira, acontece a segunda etapa do Projeto: os alunos irão para a fazenda Santa Helena, localizada no distrito de Joaquim Egídio, município de Campinas (SP), onde as crianças realizarão o plantio de mudas próximas a nascente do Rio Atibaia, principal fonte de abastecimento hídrico para a cidade. A atividade será realizada das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A escola estadual Professora Rosina Frazatto dos Santos está localizada na rua Reverendo José Coelho Ferraz, S/N., Bairro Cidade Satélite Iris I, em Campinas.

A Fazenda Santa Helena fica no quilômetro 3,5 da estrada de terra de Joaquim Egídio, sentido Usina Salto Grande.

Programa de Educação Tutorial – PET

O PET é um Programa voltado a alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação, selecionados pela própria Instituição de Ensino Superior, que visa envolver o estudante em atividades abrangentes, de ensino pesquisa e extensão, permitindo ao mesmo uma formação integral e aprofundada em sua área de estudo sob a orientação dos professores-tutores, líderes dos grupos na Universidade.

O PET é coordenado pela Secretaria de Educação Superior, vinculada ao MEC, e tem por objetivo a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas. A qualidade de “petiano” confere ao estudante um considerável valor para suas atividades futuras, sejam acadêmicas ou de importância para a sociedade.

23 de novembro de 2007