Bibliotecas da PUC-Campinas atualizam serviços para estudantes e professores

O acesso remoto busca garantir apoio na continuidade da produção de conhecimento acadêmico

O Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas continua com seus serviços presenciais suspensos devido às medidas de isolamento social, previstas para o combate da pandemia do novo coronavírus. Contudo, as unidades possuem uma variedade de serviços que garantem ao corpo acadêmico o acesso a mais de 300 mil títulos de fontes de informação e base de dados.

Desde o início do isolamento, o SBI suspendeu a devolução de livros retirados por alunos nas bibliotecas. As multas não serão consideradas nos dias de suspensão dos serviços presenciais. Os prazos serão prorrogados enquanto as aulas não forem retomadas.

Recentemente, como medida para atender a professores da PUC-Campinas, as bibliotecas passaram a estabelecer um sistema drive-thru mediante agendamento prévio, para retirada e devolução de exemplares. Neste momento, o serviço é direcionado apenas aos docentes da Universidade, e o SBI aguarda a liberação para que o atendimento presencial seja estendido a toda a comunidade acadêmica.

Serviços disponíveis para acesso remoto

São diversos os serviços virtuais disponíveis à comunidade acadêmica nas bibliotecas da Universidade. Todos os recursos podem ser acessados na página do SBI – https://www.puc-campinas.edu.br/biblioteca/

Fontes de informação e bases de dados:

Portal de periódicos da CAPES

É uma biblioteca virtual de informação científica com 48.038 títulos de periódicos em texto completo, 130 bases de dados de referências e resumos. Mais de 275 mil documentos, entre anais, relatórios, e-books, anuários, guias, manuais, entre outros. Com o login e a senha utilizados nos sistemas da PUC-Campinas, é possível acessar remotamente o conteúdo completo por meio do acesso remoto via CAFe.

Periódicos de acesso aberto

Os materiais de acesso aberto são de alta relevância científica e possuem conteúdo confiável para pesquisa. Nesta página estão listados os principais periódicos de acesso aberto avaliados pelo sistema Qualis, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A lista foi organizada de acordo com cada Centro da Universidade para facilitar a pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Campinas.

Biblioteca digital de teses e dissertações da PUC-Campinas:

Target GEDWeb

Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios – Acesso remoto por meio de login no sistema Pergamum ou pelo link da página de recursos on-line do SBI.

Revista dos Tribunais

RT Online é uma base de dados de pesquisa jurídica da Editora Revista dos Tribunais/Thomson Reuters que reúne: doutrina, jurisprudência, legislação, súmulas, notícias e outros conteúdos da área de Direito. Acesso com o login e a senha utilizados nos sistemas da PUC-Campinas.

VLex

Toda a informação jurídica nacional, com legislação compilada atualizada, jurisprudência dos tribunais superiores e dos estados mais importantes da Federação, cerca de 200 títulos de livros e periódicos de prestígio que abrangem todas as áreas do direito e modelos de contratos e peças processuais prontos para serem adaptados e usados.

Revistas científicas editadas pelo Núcleo de Editoração da PUC-Campinas:

Cadernos de Fé e Cultura, Estudos de Psicologia, Oculum Ensaios, Pós-Limiar, Reflexão, Revista de Ciências Médicas, Revista de Educação PUC-Campinas, Revista de Nutrição e Transinformação.

Serviços que podem ser solicitados on-line:

· Solicitação de ficha catalográfica para trabalhos de conclusão de curso de Graduação e Pós-Graduação. Via Catálogo Lvmen com login e senha.

Serviços oferecidos remotamente (e-mail):

· Orientação sobre normas para trabalhos acadêmicos (ABNT, APA ou Vancouver).

· Levantamentos bibliográficos.

· Orientação sobre acesso às bases de dados.

· Dúvidas sobre reservas, empréstimos, multas e devoluções.

· Ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos.

Dúvidas e orientações: Biblioteca Dom Airton José dos Santos – Campus I Unidade I: Telefone: 3343-7098 E-mail: sbi.referencia1@puc-campinas.edu.br; Biblioteca Campus I Unidade 2 (CCHSA): Telefone: 3343-7049 E-mail: sbi.referencia1unid2@puc-campinas.edu.br; Biblioteca do Campus II Telefone: 3343-6860 E-mail: sbi.referencia2@puc-campinas.edu.br

Marcelo Andriotti
15 de setembro de 2020