Balança comercial da RMC no mês de março registra queda nas exportações e importações

O Observatório PUC-Campinas divulgou o levantamento e análise de dados referentes à balança comercial da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no mês de março. O trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira com assistência técnica de João Lucas Alves da Silva.

Os dados apontaram uma diminuição de -21,69% nas exportações e diminuição de -10,28% nas importações da RMC, resultando em queda de -3,21% no déficit comercial regional. As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo foram de 19,65% e 5,56%, respectivamente, a menor desde março de 2018 e a menor dos últimos 10 anos.

Clique aqui para ver estudo completo

Em 12 meses, houve diminuição de -8,49% nas exportações e diminuição de -18,84% nas importações da RMC, resultando em queda de -23,67% no déficit comercial regional.

Destaca-se a queda do valor das exportações de pneus, tratores e partes de motores. Houve queda do valor importado de compostos heterocíclicos de nitrogênio, agroquímicos e ácidos nucleicos e seus sais, já óleos de petróleo ou de minerais betuminosos apresentou um grande crescimento.

Houve diminuição relativa das exportações para praticamente todos os principais destinos, com destaque para Alemanha e Argentina.

Foi registrada diminuição relativa das importações de praticamente todas as principais origens, com destaque para China e Estados Unidos, já a Rússia apresentou um crescimento expressivo.

“Em suma, para além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram piora da atividade do setor externo da RMC, em 03/2024, em relação ao mesmo período do ano anterior”, disse o Prof. Dr. Paulo.

Previsão

As análises mais recentes do Observatório PUC-Campinas apontam para um ano de aumento nas importações (var. 3,02%) e de expressiva queda das exportações (var. -12,44%). Em relação as últimas previsões, nota-se que os dados de exportação do mês de março indicaram uma piora significativa tanto na taxa de variação das exportações (var. anterior era de -8,87%), quanto das importações (var. anterior era de 6,90%). A redução das importações previstas pode estar relacionada a queda no valor importado tanto de bens acabados como bens intermediários. Reduções expressivas na importação de bens intermediários indicam, em geral, queda do ritmo da produção industrial.

Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Media Lab. Por fim, este informativo é concluído com uma previsão do comportamento da balança comercial para o ano de 2023.

Marcelo Andriotti
9 de abril de 2024