Autoavaliação e avaliações externas garantem melhorias contínuas

A PUC-Campinas desenvolve, aplica e se submete constantemente a diversos processos de avaliação externa, interna e de autoavaliação para melhoria contínua de suas atividades acadêmicas, administrativas e de prestação de serviços para a comunidade.

Desde 2004, quando foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Universidade segue as normas estabelecidas e aplica os processos recomendados. São eles:

Autoavaliação – conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA

Avaliação externa in loco – realizada pelo MEC, para processos de credenciamento/Recredenciamento da Instituição, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação.

Avaliação do desempenho dos estudantes – realizada pelo MEC/INEP mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – o Enade.

Em 2023, a PUC-Campinas recebeu a comissão de avaliação externa do MEC para o processo de Recredenciamento Institucional, realizado de 20 a 22 de março, tendo sido atribuído o conceito final 5, conceito máximo.

Também recebeu a comissão de avaliação externa para o processo de Renovação de Reconhecimento do curso de Relações Públicas, de 26 a 28 de junho, também tendo sido atribuído o conceito máximo 5.

Ainda foram protocolados, em 2023, novos processos de Renovação de Reconhecimento dos seguintes cursos:

Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado

Ciência Sociais – Licenciatura

Filosofia – Licenciatura e Bacharelado

Geografia – Licenciatura

História – Licenciatura e Bacharelado

Jogos Digitais

Letras: Português e Inglês – Licenciatura e Bacharelado

Pedagogia – Licenciatura

Química – Bacharelado

Sistemas de Informação – Bacharelado

Os cursos iniciados em 2021 tiveram seu reconhecimento solicitado:

Biomedicina

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Os novos cursos passam por avaliações quando completam ao menos 50% de suas cargas horárias da primeira turma.

A PUC-Campinas oferece vários cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, sendo alguns deles iniciados nos últimos anos e portanto, em implantação. A Universidade busca seguir as tendências econômicas e sociais para atender novas demandas, identificando as necessidades de empregadores e dos estudantes.

Veja alguns dos cursos abertos nos últimos anos

Em 2021 – Biomedicina e Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Em 2022 – Engenharia Biomédica, Tecnologia da Informação para Negócios Digitais e Design de Moda.

Em 2023 – Gastronomia e oferecimento de nova linha de formação específica no curso de Administração: Finanças Corporativas e Mercado de Capitais.

Em 2024 – Engenharia de Alimentos, Engenharia Agronômica e Cibersegurança

Avaliação externa poderá ocorrer em 2024

Existe a possibilidade de a Universidade receber a comissões de avaliação externa em 2024, referentes aos cursos que estão com protocolo de reconhecimento e de renovação de reconhecimento aberto.

Nas avaliações externas, os avaliadores designados pelo INEP/MEC examinam o funcionamento e infraestrutura, como as instalações, bibliotecas, laboratórios e sobretudo o Projeto Pedagógico do Curso.

Marcelo Andriotti
1 de março de 2024